Tecnologia

Saída de Jobs não afeta briga da Apple com o Google

A renúncia de Steve Jobs ao cargo de CEO da Apple não deve trazer nenhuma vantagem competitiva imediata para o Google

Tanto o Android, do Google, como o iOS, da Apple, vão ganhar novas versões em breve (nrkbeta / Flickr)

Tanto o Android, do Google, como o iOS, da Apple, vão ganhar novas versões em breve (nrkbeta / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2011 às 09h47.

São Paulo -- A renúncia de Steve Jobs não vai provocar alterações no conflito entre iOS e Android, nem significará uma vantagem competitiva para o Google. A briga entre os dois sistemas operacionais seguirá o mesmo ritmo, uma vez que tanto Apple como Google provavelmente já têm planos desenhados pelo menos até o fim do ano que vem.

Jobs terá uma presença menor na sua empresa, mas continuará a dar palpites capazes de direcionar os rumos do iOS. E a equipe do Android terá novos desafios pela frente, uma consequência da compra da Motorola. Parceiros como Samsung e HTC vão dedicar parte dos seus esforços para o Windows Phone 7.5, que pode ou não deslanchar.

Sem o esforço de Jobs, iPhone e iPad não teriam saído do papel e a Nokia ainda reinaria no mercado de smartphones. O próprio Android teria seguido um rumo bem diferente. O G1, primeiro aparelho com o sistema, tinha uma interface inspirada em parte no BlackBerry. Foi a partir do sucesso do iPhone que o Google aboliu o teclado e a bolinha usada para direcionar o cursor. A partir do Eclair (2.0/2.1), os dois sistemas ficaram cada vez mais parecidos. E foi isso que detonou a guerra das patentes.

O iOS 5, nova versão do sistema operacional da Apple para iPhone e iPad, deve ser anunciado em setembro, provavelmente com o iPhone 5. A integração com o iCloud e a cópia de alguns recursos do Android, como a Central de Notificações, vão acirrar ainda mais a briga. Se o Ice Cream Sandwich não trouxer grandes inovações, a balança deve até pender para a Apple. Saberemos em breve.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaPersonalidadesSmartphonesSteve JobsTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro