Tecnologia

Saiba o que é a espuma usada pelos árbitros na Copa do Mundo

Substância aerossol que demarca temporariamente a área da cobrança da falta para os juízes e jogadores some do gramado 1 minuto depois

Vanishing Spray (Getty Images)

Vanishing Spray (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2014 às 14h33.

No jogo entre Brasil e Croácia, o árbitro puxou uma lata de spray e esguichou uma linha branca no campo durante uma cobrança de falta ainda no primeiro tempo. É o 9.15 Fairplay, uma espécie de espuma do sumiço.

A substância aerossol demarca temporariamente a área da cobrança da falta para os juízes e jogadores. A espuma some do gramado 1 minuto após a aplicação.

A barreira precisa estar a 9 metros da bola, mas os jogadores costumavam dar pequenos passos para dificultar a cobrança da falta. O spray evita que os jogadores burlem a distância imposta pelo regulamento quando houver falta. Antes, o árbitro só contava os metros com os passos e mostrava onde os jogadores da barreira deveriam ficar.

O spray é composto de butano, isobutano e gás propano; um agente de formação de espuma; água; e outros produtos químicos. Quando deixa a lata, o gás despressuriza e se expande, criando pequenas gotas cobertas de água no campo. Depois, a mistura evapora, deixando apenas água para trás.

A espuma é a mesma já usada nos campeonatos brasileiros. Ela também já era usada na “Major League Soccer”, a liga de futebol profissional nos Estados Unidos e Canadá. A sua estreia na Copa do Mundo é que acontece agora. E essa é apenas uma das várias inovações na Copa deste ano. Também houve o exoesqueleto robótico na cerimônia de abertura, a nova tecnologia da linha do gol e uma das bolas mais bem feitas até agora.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolINFOQuímica (ciência)

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda