russia (©afp.com / YURI KADOBNOV)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.
Moscou - A Rússia negou nesta terça-feira qualquer vínculo com o ex-agente americano Edward Snowden, procurado por espionagem pela justiça dos Estados Unidos, e considerou "inaceitáveis" as acusações neste sentido de Washington.
"Não temos nenhuma relação com Snowden (...), nem com suas viagens pelo mundo", declarou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
"Snowden não atravessou a fronteira russa e consideramos totalmente infundadas e inaceitáveis as tentativas de acusar a Rússia de ter violado as leis dos Estados Unidos, e quase de ter planejado um complô, tudo isto acompanhado de ameaças contra nós", completou em uma entrevista coletiva.
Snowden, que revelou dados sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana e sobre a vigilância das comunicações telefônicas e pela internet nos Estados Unidos e no exterior, foi acusado pelo governo dos Estados Unidos e pode ser condenado a 30 anos de prisão.
O americano, que se refugiou em Hong Kong em 20 de maio, teria viajado no domingo a Moscou em um voo da companhia Aeroflot. No entanto, Snowden não foi visto desde que foi anunciada sua presença na Rússia, nem foi informado o local em que se encontraria.
De acordo com várias fontes, ele deveria embarcar na segunda-feira em um voo de Moscou para Cuba e depois seguir para Venezuela e Equador, país ao qual pediu asilo. Mas aparentemente Snowden não embarcou no voo.
Lavrov não confirmou nem desmentiu se Snowden teria pousado em Moscou.
"Ele escolheu o itinerário sozinho. O governo soube como muitas pessoas, pela imprensa", disse o ministro.