Tecnologia

Rússia nega vínculo com Snowden

Moscou - A Rússia negou nesta terça-feira qualquer vínculo com o ex-agente americano Edward Snowden, procurado por espionagem pela justiça dos Estados Unidos, e considerou...

russia (©afp.com / YURI KADOBNOV)

russia (©afp.com / YURI KADOBNOV)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Moscou - A Rússia negou nesta terça-feira qualquer vínculo com o ex-agente americano Edward Snowden, procurado por espionagem pela justiça dos Estados Unidos, e considerou "inaceitáveis" as acusações neste sentido de Washington.

"Não temos nenhuma relação com Snowden (...), nem com suas viagens pelo mundo", declarou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

"Snowden não atravessou a fronteira russa e consideramos totalmente infundadas e inaceitáveis as tentativas de acusar a Rússia de ter violado as leis dos Estados Unidos, e quase de ter planejado um complô, tudo isto acompanhado de ameaças contra nós", completou em uma entrevista coletiva.

Snowden, que revelou dados sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana e sobre a vigilância das comunicações telefônicas e pela internet nos Estados Unidos e no exterior, foi acusado pelo governo dos Estados Unidos e pode ser condenado a 30 anos de prisão.

O americano, que se refugiou em Hong Kong em 20 de maio, teria viajado no domingo a Moscou em um voo da companhia Aeroflot. No entanto, Snowden não foi visto desde que foi anunciada sua presença na Rússia, nem foi informado o local em que se encontraria.

De acordo com várias fontes, ele deveria embarcar na segunda-feira em um voo de Moscou para Cuba e depois seguir para Venezuela e Equador, país ao qual pediu asilo. Mas aparentemente Snowden não embarcou no voo.

Lavrov não confirmou nem desmentiu se Snowden teria pousado em Moscou.

"Ele escolheu o itinerário sozinho. O governo soube como muitas pessoas, pela imprensa", disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEdward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaINFOPaíses ricosRússia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony