Tecnologia

Rússia bloqueia YouTube por racismo

Vídeo publicado no site apresenta conteúdo xenófobo e faz propaganda política de extrema direita contra imigrantes e populações minoritárias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Uma corte em Komsomolsk-on-Amur, na Rússia, determinou o bloqueio do YouTube em todo o país. O motivo da determinação é um vídeo chamado "Rússia para russos", considerado ofensivo.

O vídeo apresenta conteúdo xenófobo e faz propaganda política de extrema direita contra imigrantes e populações minoritárias.

A decisão da corte se aplica também a três bibliotecas online, a Lib.rus.ec, a Thelib.ru e Zhurnal.ru, que ofereciam textos de Adolf Hitler. A decisão deve ser revogada assim que os sites retirarem os conteúdos do ar.

Com a decisão, a Rússia entra no time dos países que já bloquearam o site de vídeos do Google, como China, Indonesia, Paquistão, Marrocos e até o Brasil.

Na maioria dos casos, o Governo toma a decisão para evitar que a população entre em contato com conteúdos que vão contra valores religiosos ou políticos estabelecidos. No Brasil, o YouTube foi bloqueado temporariamente por uma decisão judicial em favor da apresentadora Daniella Cicarelli.

Leia outras notícias sobre o YouTube

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetInternetempresas-de-tecnologiaGoogleÁsiaEuropaYouTubeVídeosRússia

Mais de Tecnologia

A receita do TikTok: como o algoritmo do app prende a atenção e aumenta tempo de tela dos usuários

Sucessão na Apple: quem deve substituir Tim Cook, líder dos iPhones depois de Steve Jobs?

Jogos da Netflix estarão disponíveis em TVs em nova empreitada para dominar mercado dos games

Qual seu número? Google amplia prova virtual e agora permite experimentar sapatos com IA