Tecnologia

Rússia bloqueia YouTube por racismo

Vídeo publicado no site apresenta conteúdo xenófobo e faz propaganda política de extrema direita contra imigrantes e populações minoritárias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Uma corte em Komsomolsk-on-Amur, na Rússia, determinou o bloqueio do YouTube em todo o país. O motivo da determinação é um vídeo chamado "Rússia para russos", considerado ofensivo.

O vídeo apresenta conteúdo xenófobo e faz propaganda política de extrema direita contra imigrantes e populações minoritárias.

A decisão da corte se aplica também a três bibliotecas online, a Lib.rus.ec, a Thelib.ru e Zhurnal.ru, que ofereciam textos de Adolf Hitler. A decisão deve ser revogada assim que os sites retirarem os conteúdos do ar.

Com a decisão, a Rússia entra no time dos países que já bloquearam o site de vídeos do Google, como China, Indonesia, Paquistão, Marrocos e até o Brasil.

Na maioria dos casos, o Governo toma a decisão para evitar que a população entre em contato com conteúdos que vão contra valores religiosos ou políticos estabelecidos. No Brasil, o YouTube foi bloqueado temporariamente por uma decisão judicial em favor da apresentadora Daniella Cicarelli.

Leia outras notícias sobre o YouTube

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleInternetRússiaVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital