Tecnologia

Robôs em combate: evento reúne 390 robôs e leva vencedores ao Japão

Realizado no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o evento é classificatório para o mundial de robótica no Japão e para o RoboChallenge da Romênia, um dos maiores campeonatos da Europa

Em 2024, brasileiros conquistaram prêmios em um mundial de robótica realizado em Houston, nos EUA

Em 2024, brasileiros conquistaram prêmios em um mundial de robótica realizado em Houston, nos EUA

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 13h59.

Última atualização em 2 de outubro de 2025 às 15h07.

A partir desta sexta-feira, 3, e até o domingo, 5, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) realizará a quarta edição do RoboChallenge, no campus de São Caetano do Sul (SP). A competição contará com disputas esportivas protagonizadas por robôs em categorias como combate, sumô, seguidor de linha e micromouse. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá 390 robôs e 650 participantes.

Considerado um dos três maiores torneios de robótica do Brasil, o evento é classificatório para o Mundial de Robótica no Japão, em dezembro, e para o RoboChallenge da Romênia, um dos maiores campeonatos da Europa, que ocorrerá entre 31 de outubro e 2 de novembro.

A edição de 2025 do RoboChallenge traz novidades, incluindo a estreia da categoria Mini Sumo Autônomo Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio, e a incorporação do Micro Hockey, uma competição inédita no torneio da Mauá, mas já disputada em outros campeonatos.

Além disso, o evento contará com a presença de uma comitiva internacional de aproximadamente 50 competidores do Paraguai, uma das maiores delegações estrangeiras a participar da competição.

"O RoboChallenge está entre os três maiores torneios de robótica do Brasil e reforça nosso papel na formação de talentos em STEM [acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática], aproximando jovens da tecnologia e da inovação”, afirma Anderson Harayashiki Moreira, professor de engenharia de controle e automação e coordenador da equipe de robótica Kimauánisso, do IMT.

A equipe do IMT disputará diversas categorias com cerca de 35 robôs e 35 integrantes, em busca de mais vagas para o mundial no Japão. Essa será a última competição nacional do time, que já está classificado para o campeonato no país asiático.

Programação da 4ª edição do RoboChallenge

Há mais de dez anos, torneios de robótica são organizados no campus do IMT, com o RoboChallenge se consolidado como um evento de alto nível, promovendo intercâmbio técnico entre equipes nacionais e internacionais.

A programação da quarta edição inclui as categorias júnior na sexta-feira, 3, e as voltadas para o público universitário no sábado, 4, e domingo, 5. As finais e a premiação acontecerão no último dia, das 18h às 19h.

Todas as atividades são abertas ao público e serão realizadas na sede do Instituto Mauá de Tecnologia (Praça Mauá, 1 – Mauá, São Caetano do Sul – SP). O IMT também possui um campus na cidade de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaRobóticaCompetição

Mais de Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones e smartphones Android antigos; veja lista

Waymo recebe extensão de licença para testar robotaxis em Nova York até fim de 2025

Do brinquedo ao console: Lego Game Boy passa a rodar jogos originais

Jaguar Land Rover recebeu alerta sobre fragilidade na segurança antes de ataque paralisou produção