Em 2024, brasileiros conquistaram prêmios em um mundial de robótica realizado em Houston, nos EUA
Redator
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 13h59.
Última atualização em 2 de outubro de 2025 às 15h07.
A partir desta sexta-feira, 3, e até o domingo, 5, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) realizará a quarta edição do RoboChallenge, no campus de São Caetano do Sul (SP). A competição contará com disputas esportivas protagonizadas por robôs em categorias como combate, sumô, seguidor de linha e micromouse. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá 390 robôs e 650 participantes.
Considerado um dos três maiores torneios de robótica do Brasil, o evento é classificatório para o Mundial de Robótica no Japão, em dezembro, e para o RoboChallenge da Romênia, um dos maiores campeonatos da Europa, que ocorrerá entre 31 de outubro e 2 de novembro.
A edição de 2025 do RoboChallenge traz novidades, incluindo a estreia da categoria Mini Sumo Autônomo Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio, e a incorporação do Micro Hockey, uma competição inédita no torneio da Mauá, mas já disputada em outros campeonatos.
Além disso, o evento contará com a presença de uma comitiva internacional de aproximadamente 50 competidores do Paraguai, uma das maiores delegações estrangeiras a participar da competição.
"O RoboChallenge está entre os três maiores torneios de robótica do Brasil e reforça nosso papel na formação de talentos em STEM [acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática], aproximando jovens da tecnologia e da inovação”, afirma Anderson Harayashiki Moreira, professor de engenharia de controle e automação e coordenador da equipe de robótica Kimauánisso, do IMT.
A equipe do IMT disputará diversas categorias com cerca de 35 robôs e 35 integrantes, em busca de mais vagas para o mundial no Japão. Essa será a última competição nacional do time, que já está classificado para o campeonato no país asiático.
Há mais de dez anos, torneios de robótica são organizados no campus do IMT, com o RoboChallenge se consolidado como um evento de alto nível, promovendo intercâmbio técnico entre equipes nacionais e internacionais.
A programação da quarta edição inclui as categorias júnior na sexta-feira, 3, e as voltadas para o público universitário no sábado, 4, e domingo, 5. As finais e a premiação acontecerão no último dia, das 18h às 19h.
Todas as atividades são abertas ao público e serão realizadas na sede do Instituto Mauá de Tecnologia (Praça Mauá, 1 – Mauá, São Caetano do Sul – SP). O IMT também possui um campus na cidade de São Paulo.