Robôs imprimem grandes estruturas em 3D: protótipo atual do sistema utiliza três Minibuilders (IACC®)
Da Redação
Publicado em 23 de junho de 2014 às 18h52.
São Paulo - Até hoje, se você quisesse imprimir algo muito grande em 3D, era necessário imprimir pedaços menores e juntá-los, ou ter uma máquina gigante de impressão.
Cientistas do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC, na sigla em inglês), em Barcelona, resolveram a questão criando um time de robôs que pode imprimir grandes estruturas, livre dos limites de uma máquina. As informações são do TreeHuger.
Os robôs são chamados de “Minibuilders” e possuem aproximadamente 16,5 centímetros de largura.
Utilizando seus próprios sensores e sistemas de posicionamento local, cada Minibuilder executa um papel específico, utilizando instruções fornecidas por um computador central.
Um “robô-fornecedor” oferece o material necessário de construção para cada um dos pequenos robôs.
O protótipo atual do sistema utiliza três Minibuilders. O robô “Foundation” constrói as camadas inferiores de uma estrutura.
Ele usa faixas para se movimentar e um sensor de linha para se posicionar, além de adicionar camadas até a altura limite ser atingida.
Nesse ponto, o robô “Grip” toma conta juntando-se ao topo das camadas de fundação e utilizando seus rolos para movimentar a estrutura. Depois, adiciona camadas às paredes e as seca com um aquecedor interno.
O robô Grip também é capaz de construir, em seguida, tetos e espaços para janelas e portas.
Por fim, o robô “Vacuum” se junta à estrutura com uma ventosa operada a vácuo e se move para cima e para baixo, adicionando camadas perpendiculares para dar mais força e estabilidade à construção.
Para entender melhor como o trabalho dos Minibuilders funciona, basta assistir ao vídeo abaixo: