Tecnologia

Rival do PowerPoint, Prezi cria função de apresentação de vídeo ao vivo

Startup americana facilita a criação de vídeos em tempo real e permite que eles sejam salvos no computador

Prezi: nova solução de apresentados permite criar vídeos com animações em vez de slides comuns (Prezi/Divulgação)

Prezi: nova solução de apresentados permite criar vídeos com animações em vez de slides comuns (Prezi/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 15h04.

Última atualização em 13 de novembro de 2019 às 15h10.

São Paulo – Fundada em 2009, a Prezi é uma startup americana, baseada em São Francisco, Califórnia, que oferece uma plataforma online de produtividade para tornar apresentações mais interativas do que palestras feitas apenas com o apoio de slides no PowerPoint. Nesta semana, a companhia dá mais um passo para ser inovadora no campo das apresentações. Chega ao mercado o Prezi Video, uma solução que permite realizar transmissões ao vivo via internet – para participantes específicos – com a sobreposição de fotos, infográficos ou textos sobre a imagem do rosto do apresentador.

A função é paga e custa 24 dólares ao ano. O usuário tem direito a realizar uma apresentação gratuitamente. Os vídeos feitos com essa ferramenta podem tanto ser apenas transmitidos como gravados e salvos no computador.

Peter Arvai, cofundador e presidente da Prezi, disse, em entrevista a EXAME, que o motivo do lançamento é que, em apresentações feitas em videoconferências, muitas pessoas param de prestar atenção no apresentador quando a imagem de seu rosto some na tela para dar lugar ao compartilhamento de um slide.

"O recurso trazido pelo Prezi Vídeo é algo que apresentadores do tempo da TV já têm há muitos anos. Agora, você pode ter acesso a essa funcionalidade sem precisar da estrutura de um estúdio", disse Arvai.

Os vídeos gravados com contas gratuitas no Prezi Video, como acontece com as apresentações feitas com a solução da Prezi que rivaliza diretamente com o PowerPoint, ficam disponíveis na internet e qualquer pessoa pode encontrá-los por meio de uma pesquisa. É como o YouTube. Os vídeos privados são limitados. O primeiro deles é grátis, mas os demais só podem ser salvos de forma privada se o usuário se tornar assinante do serviço.

O Prezi Video funciona apenas em computadores, tanto via site quanto via aplicativos disponíveis para os sistemas operacionais Windows e Mac OS.

O número de usuários da Prezi no mundo atualmente é de 100 milhões pessoas. No Brasil, a startup tem 4 milhões de usuários e é um dos seus principais mercados. Desde que foi fundada, a startup arrecadou mais de 70 milhões de dólares em investimentos de venture capital.

Veja, no vídeo de divulgação abaixo, como funciona o Prezi Video.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:ApresentaçõesPowerPointprodutividade-no-trabalho

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump