Tecnologia

Rival da Uber, Didi terá serviço de robotáxi em Xangai

A Didi recebeu a aprovação para o serviço, que ainda é um projeto piloto

Didi: Assim como o Uber Technologies, a empresa demonstrou interesse desde o começo de suas operações pela direção autônoma (Didi/Divulgação)

Didi: Assim como o Uber Technologies, a empresa demonstrou interesse desde o começo de suas operações pela direção autônoma (Didi/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 08h00.

Última atualização em 3 de setembro de 2019 às 08h00.

A empresa chinesa de aplicativo de transportes Didi Chuxing planeja lançar um serviço de robotáxi em Xangai, que permitirá aos passageiros solicitar corridas em carros autônomos por meio de seus smartphones.

O presidente da Didi, Cheng Wei, fez o anúncio na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai nesta sexta-feira. O evento tem como objetivo destacar os avanços da China em inteligência artificial e conta com a presença de grandes empreendedores como Elon Musk, Jack Ma e Pony Ma.

"Acreditamos que dar aos cidadãos comuns acesso a frotas autônomas compartilhadas em larga escala é a chave para alcançar nosso objetivo compartilhado de segurança, eficiência e sustentabilidade para cidades do futuro", disse Cheng.

A Didi recebeu a aprovação para o serviço, que ainda é um projeto piloto, na semana passada, informou a empresa, que pretende operar 30 modelos diferentes de veículos com direção autônoma de nível 4 no distrito de Jiading. Citando a complexidade do ambiente urbano, a empresa disse que pretende operar com uma combinação de táxis autônomos e motoristas durante o período de teste.

Assim como o Uber Technologies, a Didi mostrou interesse desde o começo de suas operações pela direção autônoma, criando uma divisão para pesquisa no segmento em 2016. Agora, mais de 200 especialistas trabalham para aperfeiçoar a tecnologia, que está sendo testada nos EUA e na China. Tanto a Didi quanto o Uber enfrentam o desafio para controlar custos e obter lucro com o transporte de passageiros, seu principal negócio.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros autônomos

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp