Tecnologia

Rio testa sistema que detecta disparos de armas

O sistema composto por sensores sonoros utiliza a tecnologia norte-americana ShotSpotter. Localização é feita através de GPS

O objetivo é agilizar o atendimento à população e garantir mais segurança na cidade, além de diminuir custos da polícia (Sean Gallup/Getty Images)

O objetivo é agilizar o atendimento à população e garantir mais segurança na cidade, além de diminuir custos da polícia (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 09h56.

São Paulo - A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro dará início hoje aos testes de Detecção de Tiros para localizar com precisão onde ocorreu um disparo por meio de GPS. O sistema composto por sensores sonoros utiliza a tecnologia norte-americana ShotSpotter. Os testes serão realizados em ruas dos bairros da Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e Andaraí até o dia 7.

Os sensores sonoros também gravam os disparos, que tem seus áudios transmitidos em tempo real para a Central de Comando e Controle da Secretaria. O equipamento gera gráficos das ondas sonoras que identificam os tipos de disparo. A margem de erro é de 10 metros.

O objetivo é agilizar o atendimento à população e garantir mais segurança na cidade, além de diminuir custos da polícia. Casos de trotes poderão ser verificados antes do envio de uma viatura para o local do suposto ocorrido.

O Sistema de Detecção de Tiro foi comprado em 2009 e custou cerca de R$ 1,3 milhão. A expectativa da Secretaria de Segurança é que o socorro imediato de vítimas seja feito em pelo menos 15 minutos. O sistema deve entrar em operação até maio.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeGPSIndústria eletroeletrônicaMetrópoles globaisRio de JaneiroViolência urbana

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações