EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.
A Proderj, o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro, acaba de receber a permissão de certificar eletronicamente todos os documentos que transitam nas secretarias e órgãos cariocas. Isso significa que, em vez de circular papéis de um lado para outro, o vai-e-vem de documentos poderá acontecer por meio virtual.
A primeira entidade beneficiada será a Junta Comercial do Rio de Janeiro. Por enquanto, os documentos que chegam ou saem da junta ainda terão de estar em papel, já que o sistema de segurança ainda não envolve outras empresas e entidades. A meta é reduzir em até a metade o tempo de processamento dos cerca de 3 mil documentos que circulam no órgão por mês.
"É o primeiro passo para que um dia uma nova empresa, por exemplo, possa cadastrar-se na junta comercial totalmente pela internet", diz Tereza Porto, presidente da Proderj. "Ou que a comunicação entre órgãos estaduais ocorra 100% pela rede." A Proderj é o primeiro órgão estadual a executar a certificação digital.