Tecnologia

Rio terá documentos oficiais com certificação digital e transmissão pela internet

A Proderj, o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro, acaba de receber a permissão de certificar eletronicamente todos os documentos que transitam nas secretarias e órgãos cariocas. Isso significa que, em vez de circular papéis de um lado para outro, o vai-e-vem de documentos poderá acontecer por meio virtual. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.

A Proderj, o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro, acaba de receber a permissão de certificar eletronicamente todos os documentos que transitam nas secretarias e órgãos cariocas. Isso significa que, em vez de circular papéis de um lado para outro, o vai-e-vem de documentos poderá acontecer por meio virtual.

A primeira entidade beneficiada será a Junta Comercial do Rio de Janeiro. Por enquanto, os documentos que chegam ou saem da junta ainda terão de estar em papel, já que o sistema de segurança ainda não envolve outras empresas e entidades. A meta é reduzir em até a metade o tempo de processamento dos cerca de 3 mil documentos que circulam no órgão por mês.

"É o primeiro passo para que um dia uma nova empresa, por exemplo, possa cadastrar-se na junta comercial totalmente pela internet", diz Tereza Porto, presidente da Proderj. "Ou que a comunicação entre órgãos estaduais ocorra 100% pela rede." A Proderj é o primeiro órgão estadual a executar a certificação digital.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar