Tecnologia

RIM perde mais mercado para Apple e Google nos EUA

Enquanto a participação de mercado da plataforma Android, do Google, saltou para 36,4% e a fatia do iPhone da Apple avançou para 26%, o market share da RIM caiu de 30,4% para 25,7%

A ação da RIM perdeu mais de 40 por cento de seu valor desde uma máxima pouco acima de 70 dólares em fevereiro (Alex Wong/Getty Images)

A ação da RIM perdeu mais de 40 por cento de seu valor desde uma máxima pouco acima de 70 dólares em fevereiro (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 20h10.

Toronto - A Research In Motion perdeu mais market share para a Apple e para o Google no competitivo mercado de smartphones dos Estados Unidos, mostrou um relatório, e duas corretoras cortaram seus preços-alvo para a fabricante do BlackBerry com preocupações de que ela não possa mais acompanhar o ritmo do setor.

Enquanto a participação de mercado da plataforma Android, do Google, saltou para 36,4 por cento e a fatia do iPhone da Apple avançou para 26 por cento, o market share da RIM caiu de 30,4 por cento no trimestre anterior para 25,7 por cento, segundo relatório da comScore. Os dados fizeram a RIM cair da segunda para a terceira posição no setor.

O esforço da fabricante canadense para se manter na competição não deve ficar mais fácil. Espera-se que o serviço iCloud, da Apple, vá prejudicar a RIM, afirmou o analista Shaw Wu, da Sterne Agee, em nota.

A UBS cortou seu preço-alvo para a ação da empresa citando temores quanto ao aumento da competição e a incerteza sobre a afinação do lançamento dos produtos da RIM com o momento do mercado.

A Sterne Agee, outra corretora a cortar seu preço-alvo para os papéis da companhia, disse que o lançamento do iCloud pode resultar em alguns danos colaterais para a RIM.

A ação da RIM perdeu mais de 40 por cento de seu valor desde uma máxima pouco acima de 70 dólares em fevereiro. Elas caíam 3,37 por cento às 17h28, a 38,15 dólares, pela primeira vez abaixo de 40 dólares desde março de 2009.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações