Tecnologia

RIM obtém licença de segurança nos EUA para BlackBerry 10

Companhia informou que a plataforma BlackBerry 10 obteve a certificação FIPS 140-2, que permitirá que agências do governo utilizem os aparelhos


	Smartphones BlackBerry: A empresa informou que esta é a primeira vez que os produtos obtêm certificação FIPS antes de lançados (Valentin Flauraud/Reuters)

Smartphones BlackBerry: A empresa informou que esta é a primeira vez que os produtos obtêm certificação FIPS antes de lançados (Valentin Flauraud/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 11h21.

Toronto - A Research In Motion anunciou nesta quinta-feira ter obtido uma cobiçada autorização de segurança do governo norte-americano para a plataforma BlackBerry 10, uma linha de aparelhos que serão lançados no primeiro trimestre de 2013.

A companhia informou que a plataforma BlackBerry 10 obteve a certificação FIPS 140-2, que permitirá que agências do governo utilizem os aparelhos, bem como a plataforma de administração que os controla, assim que os novos smartphones forem lançados.

A RIM, uma das pioneiras no setor de celulares inteligentes, vem perdendo espaço nos últimos anos diante de rivais mais ágeis como Apple e Samsung Electronics, que roubaram mercado da empresa com seus aparelhos mais rápidos e sofisticados.

O destino da RIM agora depende quase exclusivamente do desempenho da muito aguardada linha de aparelhos BB10.

No mês passado, a RIM anunciou o início de testes em operadoras de telefonia móvel com sua nova linha de aparelhos, com a qual a empresa espera reconquistar parte do mercado perdido para rivais como o iPhone, da Apple, e os celulares acionados pelo sistema operacional Android, do Google.

A empresa informou que esta é a primeira vez que os produtos BlackBerry obtêm certificação FIPS antes de lançados.

"Obter certificação FIPS para uma plataforma inteiramente nova, em curto prazo e antes de seu lançamento, é uma realização notável", afirmou o diretor de certificações de segurança da RIM, David McFarlane, em comunicado.

A certificação FIPS, conferida pelo National Institute of Standards and Technology, é um dos critérios mínimos estipulados para os produtos usados em agências do governo dos Estados Unidos e setores regulamentados que recolham, armazenem, compartilhem e disseminem informações confidenciais.

A aprovação garante a organizações preocupadas com a segurança --entre as quais alguns dos principais clientes da RIM, nos governos dos EUA e Canadá-- que os dados armazenados em celulares BB10 estão seguros e devidamente cifrados.

A RIM garantiu que a linha BlackBerry 10 será mais fácil de utilizar e permitirá administrar dados pessoais e profissionais separadamente no mesmo aparelho.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmpresas

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump