Tecnologia

RIM indica soluções e evita que BlackBerry seja banido da Índia

Empresa atende perdido do governo e fornecerá acesso a alguns dados para garantir segurança

Governo indiano receberá dados criptografados a partir de 10 de setembro (AFP/Prakash Singh)

Governo indiano receberá dados criptografados a partir de 10 de setembro (AFP/Prakash Singh)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2010 às 13h37.

Nova Déli - A fabricante do BlackBerry, Research in Motion (RIM), ofereceu ao governo da Índia algumas poucas soluções para o acesso aos dados do smartphone, evitando que o aparelho seja banido enquanto as alternativas são avaliadas pelas autoridades, disse o ministério do Interior indiano nesta segunda-feira.

"A RIM fez algumas propostas para acesso legal pelas autoridades e isso será operacionalizado imediatamente", disse o ministério em comunicado. "A viabilidade das soluções apresentadas serão avaliadas posteriormente."

O governo disse que vai estudar a situação e que o Departamento de Telecomunicações terá um relatório sobre o assunto nos próximos dois meses.

De acordo com uma fonte a par do assunto, a RIM fornecerá às agências de segurança da Índia dados criptografados do BlackBerry a partir de 1o de setembro.

Autoridades de segurança da Índia tiveram reunião nesta segunda-feira para tomar uma decisão final sobre a manutenção dos serviços do BlackBerry no país, um dia antes do prazo limite de 31 de agosto para que a RIM oferecesse às agências de segurança acesso aos dados que trafegam pelos smartphones.

A Índia vem pressionando a RIM pelo acesso a dados que considera potencialmente perigosos. O smartphone da companhia é conhecido por sua segurança para dados confidenciais, e é muito usado por executivos e políticos em todo o mundo. Autoridades temem que o aparelho possa ser usado por terroristas.

Leia mais sobre celulares

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBlackBerryCelularesEmpresasÍndiaIndústria eletroeletrônicaseguranca-digital

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China