Tecnologia

RIM está próxima de solução com Emirados Árabes

Abu Dhabi - Os Emirados Árabes Unidos e a canadense Research In Motion podem em breve chegar a uma solução para a disputa envolvendo aspectos de segurança do smartphone BlackBerry, afirmaram dois diplomatas do país nesta terça-feira. A RIM conta com 500 mil usuários nos Emirados, que afirmou que irá suspender os serviços de email, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 16h24.

Abu Dhabi - Os Emirados Árabes Unidos e a canadense Research In Motion podem em breve chegar a uma solução para a disputa envolvendo aspectos de segurança do smartphone BlackBerry, afirmaram dois diplomatas do país nesta terça-feira.

A RIM conta com 500 mil usuários nos Emirados, que afirmou que irá suspender os serviços de email, mensagens instantâneas e o navegador do aparelho a partir de 11 de outubro, até que o governo tenha acesso a mensagens codificadas do BlackBerry.

"As negociações estão progredindo e esperamos chegar a uma conclusão em um futuro próximo", disse o embaixador do país nos Estados Unidos, Yousef Al Otaiba, a jornalistas após reunião com outros embaixadores dos Emirados em Abu Dhabi.

Questionado sobre a possibilidade do país conseguir um acordo semelhante ao fechado entre a RIM e a Arábia Saudita, Otaiba afirmou que cada país tem suas próprias regras e exigências.

"Podemos não conseguir o mesmo acordo que outros", disse o diplomata.

"As negociações estão em andamento e estamos esperançosos de uma solução rápida", disse outro diplomata dos Emirados, sob condição de anonimato.

A RIM aceitou dar acesso às autoridades sauditas aos códigos de monitoramento do BlackBerry Messenger, em medida para evitar que o serviço seja suspenso no país, disse uma fonte a par do assunto na semana passada.

A Índia, que também ameaça bloquear serviços do BlackBerry devido a questões de segurança interna, encaminhou um pedido formal às operadoras de telefonia móvel para que implementem um sistema de monitoramento dos serviços do smartphone até 31 de agosto.

A Índia é o maior país a entrar na disputa com a RIM, fabricante do aparelho que é conhecido por seus recursos de privacidade.

A RIM assegurou que irá conceder ao governo indiano acesso limitado às mensagens de BlackBerry até 1o de setembro, e prometeu esta semana que irá negociar o monitoramento de emails corporativos codificados, de acordo com uma fonte do governo indiano.

Leia também sobre celulares

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmirados ÁrabesEmpresasOriente Médioseguranca-digitalTelecomunicações

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda