Tecnologia

Revista diz ter encontrado Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

De acordo com a publicação, a descoberta veio depois de dois meses de investigação, durante os quais a repórter conversou com diversas pessoas próximas a Nakamoto

bitcoin (Getty Images)

bitcoin (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2014 às 17h41.

Em uma matéria publicada nesta quinta-feira, a revista norte-americana Newsweek afirma ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto, o homem que criou o Bitcoin. Japonês de origem, o suposto inventor está hoje com 64 anos, tem seis filhos e mora com a mãe de 93 anos em San Bernardino, cidade próxima a Los Angeles, nos EUA.

De acordo com a publicação, a descoberta veio depois de dois meses de investigação, durante os quais a repórter Leah Goodman conversou com diversas pessoas próximas a Nakamoto. Tentativas de falar com o próprio inventor, aliás, não foram muito bem-sucedidas, mas em um dos poucos sucessos, ele teria admitido seu envolvimento com a moeda criptográfica.

A dificuldade para encontrá-lo estaria no fato de que existem vários “Satoshis Nakamotos” pelos EUA, incluindo perfis falsos pelo LinkedIn. O verdadeiro inventor da moeda, aliás, ainda teria passado os últimos quarenta anos usando um novo nome, Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, o que tornou a tarefa de achá-lo ainda mais complicada.

O aparente criador do bitcoin nasceu em julho de 1949, filho de um monge budista, e é descrito na matéria como um homem reservado, disciplinado e bom em matemática e ciências. Segundo o texto, Nakamoto teria se mudado para a Califórnia em 1959, junto com sua mãe, seu padrasto e seus dois irmãos. Formou-se aos 23 anos na Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e depois disso trocou de nome e já começou a trabalhar como engenheiro em diversas empresas, como a RCA e a Quotron Systems Inc.

Satoshi ainda teria se envolvido com assuntos confidenciais do governo norte-americano, o que talvez explique sua capacidade de se esconder. “A vida dele foi um branco completo por um tempo”, disse Artur Nakamoto à revista, depois de classificar o irmão inventor “brilhante” como um “físico incrível”.

O homem por trás do bitcoin teria começado a trabalhar na criação da moeda em meados de 2008, quando um trabalho científico atribuído a Satoshi Nakamoto fora publicado em uma lista de e-mails privada. Por anos, achou-se que o nome seria um pseudônimo, especialmente depois de Nakamoto deixar a unidade monetária criptográfica de lado. A invenção acabou sendo levada para frente por desenvolvedores da comunidade open source, e é hoje, de certa forma, administrada pela organização sem fins lucrativos Bitcoin Foundation.

Repercussão – A reportagem da Newsweek não foi tão bem recebida pelos leitores, que criticaram a publicação por expor demais um homem que não queria ser descoberto – a matéria traz até mesmo uma foto da casa do suposto inventor.

O texto também não convenceu a comunidade de bitcoin, que se manteve cética em relação ao fato de o personagem da matéria ser realmente o criador da moeda. De acordo com os adeptos da unidade monetária, faltam provas concretas do envolvimento deste Nakamoto com a teórica criação.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinINFOInternet

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre