Tecnologia

Relatório aponta "preço real" do iPhone 13 Pro para a Apple

Os componentes que mais elevam o preço de produção do iPhone 13 Pro são o processador A15 Bionic, a memória flash Nand e a tela

iPhone 13 Pro: smartphone da Apple foi desmontado para ter custo de produção estimado (Apple/Reprodução)

iPhone 13 Pro: smartphone da Apple foi desmontado para ter custo de produção estimado (Apple/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 13h46.

Última atualização em 5 de outubro de 2021 às 17h43.

Um novo relatório sobre o iPhone 13 Pro aponta quanto a Apple gasta para produzir o aparelho. Elaborado pelo provedor de tecnologia TechInsights, baseado no Canadá, o documento indica que dispositivo tem custo de produção 22 dólares maior do que na versão anterior.

O modelo analisado pela empresa tinha memória interna de 256 GB. Enquanto o iPhone 12 Pro tinha custo de produção de 548 dólares, o novo iPhone 13 Pro tem custo de 570 dólares por unidade.

Com isso, considerando o valor cobrado pela Apple pelo produto nos Estados Unidos, que é de 1.099 dólares, 52% dos custos são relacionados a componentes e montagem do produto. Há outros fatores que compõem o preço final de um produto como esse, como gastos com pesquisa e desenvolvimento, transportes, marketing e a margem de lucro unitária.

Os componentes que mais elevam o preço de produção do iPhone 13 Pro são o processador A15 Bionic, a memória flash Nand e a tela.

O relatório do TechInsights também aponta, para efeito de comparação, o preço estimado de produção do Galaxy S21 Ultra, da Samsung. O smartphone da companhia sul-coreana tem tanto custo de produção quanto preço ao consumidor mais baixos do que os da Apple. O produto tem custo de 508 dólares, enquanto o preço final é de 1.050 dólares.

No Brasil, a Apple e outras empresas de tecnologia que vendem eletrônicos precisam lidar com custos relacionados à carga tributária do país, que representou 31,64% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, além da desvalorização do real frente ao dólar e da alta da inflação.

Podcast Exame Tech

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhonePreços

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?