Tecnologia

Reino Unido e EUA assinarão acordo tecnológico 'revolucionário' em visita de Trump

Presidente dos EUA viajará na terça-feira para visita de três dias acompanhado por uma delegação de executivos americanos, incluindo os CEOs da Nvidia Corp. e da OpenAI

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de setembro de 2025 às 18h46.

Última atualização em 13 de setembro de 2025 às 18h56.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O Reino Unido está prestes a assinar um "acordo tecnológico revolucionário" com os Estados Unidos durante a visita de Estado do presidente Donald Trump à Grã-Bretanha na próxima semana, informou o governo britânico. A iniciativa tem o objetivo de dar um impulso às empresas e aos consumidores de ambos os lados do Atlântico, afirmou o Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido em um comunicado, sem maiores detalhes.

"Tecnologias de ponta, como IA e computação quântica, transformarão nossas vidas", afirmou em um comunicado a Secretária de Tecnologia do Reino Unido, Liz Kendall, nomeada para o cargo em 5 de setembro. Isso inclui novas maneiras de tratar doenças, bem como melhorias nos serviços públicos, acrescentou.

Agendas presidenciais

Trump deve viajar ao Reino Unido na terça-feira para uma segunda visita de Estado, com duração prevista de três dias. Ele será acompanhado por uma delegação de executivos americanos, que incluirá os líderes da Nvidia Corp. e da OpenAI.

Jensen Huang, da Nvidia, e Sam Altman, da OpenAI, planejam prometer apoio a bilhões de dólares em investimentos em data centers no Reino Unido durante sua visita ao país, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto. A CoreWeave Inc., provedora americana de computação em nuvem que abriu o capital este ano, também deve anunciar um investimento no Reino Unido, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

Separadamente, a BlackRock Inc. planeja investir até £ 500 milhões (US$ 678 milhões) no mercado de data centers da Grã-Bretanha, um compromisso revelado enquanto o CEO Larry Fink se prepara para se juntar a Trump em sua visita de Estado.

Os EUA e o Reino Unido já trabalham em conjunto em uma série de tecnologias, incluindo inteligência artificial, semicondutores, telecomunicações e computação quântica.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)NvidiaInteligência artificialOpenAIReino Unido

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC