Tecnologia

Redução do ICMS poderia ser bandeira do Senado, diz Bernardo

O ministro apresentou dados da PNAD, divulgados recentemente, segundo os quais há 44 milhões de lares com computador, mas 12% deles sem conexão à Internet


	Antena: senador Walter Pinheiro afirma que a maior arrecadação dos estados é com comunicação, daí a dificuldade em baixar o tributo
 (SXC)

Antena: senador Walter Pinheiro afirma que a maior arrecadação dos estados é com comunicação, daí a dificuldade em baixar o tributo (SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 16h22.

O ministro Paulo Bernardo provocou os senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura a adotarem uma posição mais ativa na luta do governo federal para sensibilizar os estados sobre a importância da redução do ICMS para os serviços de telecomunicações.

O assunto surgiu quando o senador Walter Pinheiro (PT-BA) mencionou que os diversos ministros da Fazenda que já passaram pelo governo não deram a atenção que o setor merecia. "A gente não entende porque essa questão das telecomunicações não foi tratada pelo governo com o devido tamanho que ela representa", disse ele.

Em relação ao ICMS, o imposto que mais pesa na conta do consumidor, Pinheiro afirma que a maior arrecadação dos estados é com comunicação, daí a dificuldade em baixar o tributo.

O ministro, por usa vez, sugeriu que esse assunto "poderia ser uma bandeira do Senado". "O que se arrecada de ICMS com a banda larga fixa não dá 3% da receita do ICMS. Nós estamos falando de um serviço que todo mundo fala que é importante, mas nós cobramos quase 40% de ICMS. Se o ICMS para a banda larga fixa fosse reduzido para 10%, daria uma perda de 1% ou 1,5%", argumenta o ministro.

Essa perda, segundo ele, seria registrada apenas em um primeiro momento. Depois, com o serviço mais barato, novos consumidores entrariam no mercado e a arrecadação voltaria a subir.

"Acho que essa poderia ser uma bandeira do Senado", sugere Bernardo. O ministro apresentou dados da PNAD, divulgados recentemente, segundo os quais há 44 milhões de lares com computador, mas 12% deles sem conexão à Internet.

Acompanhe tudo sobre:ICMSImpostosPaulo BernardoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China