Tecnologia

Redecard testa pagamento por celular

Serviço está em teste há quatro meses e previsão é que a estreia comercial seja no final de outubro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 07h55.

São Paulo - Clientes poderão fazer compras digitando na máquina PoS seu número de celular e duas senhas, sem precisar passar o cartão.

O serviço, chamado de Redecard Celular, já está em teste há quatro meses. A previsão é que a estreia comercial seja no final de outubro, quando todos os clientes do cartão Vivo Itaucard de bandeira Mastercard poderão usar o serviço. Até dezembro, a empresa pretende abrir o sistema também para a bandeira Visa. Mais de 600 mil do total de 1,2 milhão de PoS, as máquinas para pagamento com cartão, estão preparadas para utilizar a tecnologia, afirma Massayuki Fujimoto, diretor de inovação da Redecard.

Na hora da compra, ao invés de passar o cartão na máquina PoS, o cliente vai digitar o número de seu celular, que servirá de identificação. Depois, será preciso digitar duas senhas: uma pessoal e outra senha, dinâmica, que será recebida no momento da compra, por SMS. "A vantagem é que o cliente não precisará mais expôr o número do seu cartão", diz.

Antes de utilizar o serviço, o cliente precisará entrar em contato com a administradora do cartão para vincular seu número de celular a uma conta de cartão de crédito. Segundo Fujimoto, quando outros cartões forem incluídos no sistema, o cliente poderá associar até seis cartões ao seu número de celular.

"Esse projeto é importante para criar uma cultura de pagamento com o celular. O cliente precisa se acostumar a pagar e o consumidor precisa se habituar a receber pelo celular", diz. Na visão de Fujimoto, o pagamento direto do celular só será possível quando essa barreira de comportamento for ultrapassada. "Para que o celular seja um meio de pagamento de ponta a ponta, do consumidor ao estabelecimento, é preciso que ele tenha ampla aceitação. Por isso, estamos estimulando essa experiência intermediária em grande escala. Por enquanto, as pessoas vêem o celular como meio de comunicação."

Leia outras notícias sobre celulares

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Empresasservicos-financeirosServiçosCelularesIndústria eletroeletrônicaAmérica LatinaDados de BrasilRede Sustentabilidadepagamento-via-celular

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app