Tecnologia

Rede Latitud, do fundador do VivaReal, quer ajudar startups iniciantes

Criado por Brian Requarth, Gina Gotthilf e Yuri Danilchenko, grupo de empreendedores quer aconselhar centenas de startups em estágio inicial

Yuri Danilchenko, Gina Gotthilf e Brian Requarth, em foto montagem: Nova rede de startups para empreendedores iniciantes (Divulgação e Germano Lüders/EXAME/Exame)

Yuri Danilchenko, Gina Gotthilf e Brian Requarth, em foto montagem: Nova rede de startups para empreendedores iniciantes (Divulgação e Germano Lüders/EXAME/Exame)

FS

Filipe Serrano

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 07h00.

Última atualização em 13 de novembro de 2020 às 09h49.

Depois de anos de experiência no mercado de tecnologia, os executivos Brian Requarth (ex-VivaReal), Gina Gotthilf (ex-Duolingo e ex-Tumblr) e Yuri Danilchenko (ex-Escale) decidiam se unir para ajudar outros empreendedores novatos a prosperar na área. Nesta quinta-feira (12), os três lançam oficialmente a Latitud, uma nova rede de empreendedorismo e mentoria voltada para startups early-stage (em estágio inicial).

O objetivo é servir como um ponto de contato entre empreendedores experientes e fundadores de startups iniciantes--- além de investidores ---, para que eles possam trocar experiências e buscar soluções para problemas do dia a dia das empresas, além de ajudar no processo de levantar capital e fazer contato com outras pessoas do ramo.

As startups poderão participar de rodadas de conversas com empreendedores e sessões de mentoria. Inicialmente, 100 startups serão selecionadas e devem participar de um programa de quatro semanas. A ideia é formar outras turmas em seguida.

A Latitud em si não fará investimentos nas empresas, mas ajudará no contato com investidores em startups. Em um primeiro demo day (espécie de apresentação de startups) realizado em outubro, os empreendedores puderam mostrar suas ideias a cerca de 100 investidores.

(EXAME Academy/Exame)

Startups interessadas em participar do programa podem ser inscrever por meio do link http://apply.latitud.com. A ideia é reunir empreendedores não só do Brasil, como também de outros países da América Latina.

Os fundadores da rede acreditam que podem ajudar as startups com os seus conhecimentos e contatos adquiridos ao longo dos anos. O americano Brian Requarth, por exemplo, foi cofundador do marketplace de imóveis VivaReal em 2009, que depois se uniu ao Grupo Zap (e recentemente vendido para a OLX). Requarth também é investidor em mais de 40 startups, incluindo QuintoAndar, Quero Educação e Liftit.

A brasileira Gina Gotthilf fez carreira nos Estados Unidos trabalhando em empresas de tecnologia como o aplicativo de idiomas Duolingo e o site Tumblr. Ela foi responsável pela internacionalização do site antes de ele ser comprado pelo Yahoo. Já Yuri Danilchenko foi diretor de tecnologia --- ou Chief Technology Officer (CTO) --- da startup brasileira marketing digital Escale, que recebeu investimentos dos fundos Kaszek Ventures e Redpoint eventures.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoStartupsVenture capitalVivaReal

Mais de Tecnologia

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa