(YouTube/Google/Reprodução)
Lucas Agrela
Publicado em 8 de novembro de 2017 às 13h04.
São Paulo – A falta de espaço para fotos em iPhones já foi até motivo de campanha de marketing do Google. No entanto, a Apple deu um jeito nisso no iOS 11.
Além de aumentar a capacidade de armazenamento dos iPhones como um todo nos últimos anos, a empresa oferece em seu software um recurso que permite otimizar o armazenamento de imagens, reduzindo o tamanho delas automaticamente.
O que acontece é que as imagens são guardadas no iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Quando você quiser ver uma foto, ela será baixada automaticamente ao ser aberta. Quanto mais zoom você der na foto, mais resolução será exibida, por meio do download total da foto.
Para ativar o recurso, é preciso acessar o menu "Ajustes", selecionar "Fotos" e depois "Otimizar no iPhone".
No Android, algo semelhante é feito com o aplicativo nativo Google Fotos, que também funciona no iPhone. Após ativar o backup na nuvem, você pode acessar o aplicativo e tocar na opção intuitivamente nomeada "liberar espaço".
Como principal diferença do iCloud, o Google Fotos é grátis e ilimitado–com ressalvas de privacidade nos seus termos de serviços–, enquanto a nuvem da Apple tem limite de 5 GB e planos a partir de 1 dólar ao mês.