Tecnologia

Raspberry Pi tem corte no preço para competir com concorrente de 9 dólares

Antes vendido por 35 dólares (105 reais), o aparelho sairá agora por 25 dólares (mais ou menos 75 reais)

raspberry (Reprodução)

raspberry (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2015 às 10h11.

A Raspberry Pi Foundation anunciou nesta quinta-feira (14) um corte no preço do modelo B+ de sua linha de pequenos computadores. Antes vendido por 35 dólares (105 reais), o aparelho sairá agora por 25 dólares (mais ou menos 75 reais) – o que o coloca em pé de igualdade com o “concorrente” CHIP, que apareceu no Kickstarter na última semana e já bateu a meta.

O B+ é o segundo mais avançado entre os Raspberry Pis, mas era vendido pelo mesmo valor de um modelo de segunda geração, mesmo com configurações bem mais modestas. Segundo a fundação, o corte foi possível graças a “otimizações” não especificadas na produção, que tornaram o aparelho “muito mais barato de se fabricar”.

Com mais de 5 milhões de unidades vendidas pelo mundo, a linha Raspberry Pi passou a ter concorrentes de peso, como Intel e Imagination, apenas de dois anos para cá. Os rivais já a superam em configurações, mas apenas neste ano um computador mais barato foi anunciado – no caso, o CHIP, da Next Thing Co., que custa 9 dólares em uma versão mais simples.

A redução no preço deve deixar o Pi B+ mais competitivo diante do novo concorrente, que só sai por um valor muito menor quando adquirido sem saídas VGA ou HDMI. Acompanhado dos adaptadores, o CHIP pula para 19 ou 24 dólares, enquanto o computador da fundação já vem equipado com uma porta HDMI – embora ainda perca em processador e no quesito Bluetooth.

O corte no preço já vale para revendedoras no exterior, mas parece não ter afetado os valores cobrados por lojas aqui no Brasil. Na FilipeFlop e no Lab de Garagem, por exemplo, o B+ ainda não sai por menos de 220 reais.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresINFO

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro