Digão (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo A banda de rock brasileira Raimundos, que emplacou sucessos como Mulher de Fases e Eu Quero Ver o Oco, gravará o seu próximo álbum por meio de financiamento por crowdfunding. Batizado de Cantigas de Roda, o trabalho da banda nascida em Brasília será produzido em Los Angeles por Billy Graziadei, vocalista da banda Biohazard.
Em entrevista a INFO, Digão, vocalista do Raimundos, afirmou que apostaram na nova forma de financiamento para escaparem das gravadoras. Hoje, as gravadoras só querem saber dos perfis fáceis, bandas de pagode e sertanejo. E nós queríamos fazer um disco de qualidade, por isso preferimos correr por fora e fazer um projeto independente.
A banda tem o objetivo de angariar 55 mil reais, dinheiro parar bancar as passagens aos Estados Unidos, além dos custos de estúdio e remuneração do produtor. Em pouco mais de uma semana, eles já receberam 43,979 mil reais de apoiadores do projeto. Com o crowdfunding, conseguimos interagir com os fãs e eles estão apoiando a banda. Não esperávamos que poderia dar tão certo, disse Digão.
O vocalista do Raimundos responde com um palavrão para quem afirma que a banda está fazendo uma vaquinha para produzir o álbum. As pessoas não compram antes o ingresso para assistir a um show? O que acontece é uma mudança na ordem dos fatores: agora você vende o CD para gravar depois.
No site Catarse, os artistas oferecem diferentes quantias de financiamento, a partir de 10 reais. O plano mais básico oferece o download antecipado das músicas e a inscrição do nome do fã em uma galeria de apoiadores. Quem está disposto a pagar mais de 5 mil reais receberá CD autografado, camiseta e vinil, além de ingresso com direito ao camarim da banda para qualquer show em 2014. Até agora, 598 apoiadores já decidiram aportar dinheiro para a gravação do álbum.
Cantigas de Roda será o primeiro trabalho do Raimundos depois de oito anos sem produzir um CD com músicas inéditas. Os integrantes da banda irão para Los Angeles em 15 de setembro e ficarão até o início de outubro gravando as canções. As músicas já estão prontas, vamos fazer alguns ensaios no final de agosto e partir para os Estados Unidos. Fazia tempo que a gente não gravava um disco, mas esse é um momento legal para a banda. Chega das gravadoras sacanearem a gente, afirmou Digão.
Veja um vídeo de Billy Graziadei, do Biohazard, apresentado o crowdfunding da banda:
//www.youtube.com/embed/yLy59yyybHM?rel=0