Tecnologia

Quer saber quantas calorias tem a comida? Este gadget pode te ajudar

Ao aproximá-lo de um objeto e pressionar o botão por dois segundos, SCiO analisa imediatamente a composição química do alimento

Scio (Divulgação)

Scio (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 10h05.

No futuro, você irá ao mercado e conseguirá ver pelo smartphone qual é a uva mais doce de todas, qual carne tem menos gordura e qual iogurte é o mais saudável da prateleira. Essa é a ideia de um grupo de cientistas da startup israelense Consumer Physics.

Os pesquisadores criaram um espectrômetro de bolso, o SCiO. Esse pequeno dispositivo funciona como um sensor de moléculas. Ao aproximá-lo de um objeto e pressionar o botão por dois segundos, SCiO analisa imediatamente a composição química do alimento.

Isso é possível porque o SCiO mede com precisão o comprimento das ondas de luz refletidas pelo alimento. Como cada molécula reage à luz de forma diferente, o sensor consegue capturar dados que revelam a identidade da comida.

O aparelho descobre todas as informações nutricionais do produto, como a composição e calorias de alimentos, medicamentos e de plantas. Essa informação é enviada para o smartphone do usuário por Bluetooth. Então, ao abrir o aplicativo da startup, todas as informações irão aparecer na tela do celular.

A startup já finalizou a criação do SCiO. Agora, os desenvolvedores iniciaram uma campanha no site de crowdfunding Kickstarter. A meta era arrecadar 200 mil dólares para alavancar a produção em massa do SCiO.

A campanha tem sido um sucesso. Ainda faltam 5 dias para encerrar a arrecadação, mas mais de 11 mil pessoas já ajudaram os cientistas, que já conseguiram mais de 2 milhões de dólares.

O SCiO deve chegar ao mercado em janeiro de 2015 por 199 dólares. O frete para outros países é de 15 dólares. Veja abaixo um vídeo em que a startup explica o funcionamento do SCiO:

//www.youtube.com/embed/BrtGSEwfIJY

12 alimentos tentadores que você não deveria comer

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:AlimentosCrowdfundingINFOSaúdeTrigo

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não