Proteção de dados: cada vez mais, desenvolvedores criam aplicativos que favorecem a privacidade (Guvendemir/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 07h00.
Última atualização em 15 de janeiro de 2021 às 09h25.
Após o WhatsApp anunciar que tornaria o compartilhamento de dados do usuário com o Facebook obrigatório, muitos internautas foram atrás de plataformas que valorizam a privacidade.
O rival Signal, por exemplo, teve 7,5 milhões de downloads globais após o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, postar o nome do aplicativo de mensagens em sua conta no Twitter. Outro concorrente do WhatsApp, o Telegram, também recebeu 9 milhões de instalações no mesmo período.
Estaríamos caminhando para um uso mais consciente dos nossos dados? Para quem tem interesse em usar a internet de forma mais privada, existem inúmeros ferramentas disponíveis que vão muito além do VPN.
A EXAME separou algumas dicas de aplicativos que não coletam seus dados. Conheça eles:
Ideal para quem quer fazer uma faxina nas suas opções de privacidade, o Jumbo é o aplicativo que deixa fácil entender quais dos seus dados estão sendo coletados por gigantes como Facebook, Twitter, Instagram e Google — é só clicar e ele faz o trabalho para o usuário.
Apesar de muitas ferramentas serem oferecidas na versão paga (o mínimo é 19 reais por mês), a versão gratuita já ajuda o usuário a se proteger. Primeiro, ele responde um questionário breve; depois, ele indica quais aplicativos ele usa e o Jumbo faz uma varredura neles.
Na versão gratuita, por exemplo, é possível ver o que o Facebook coleta do usuário. "Seu status de relacionamento está sendo usado para publicidade direcionada", "O Facebook te mostra anúncios com base em dados sobre você que obteve de "parceiros" e outros terceiros" são algumas das coisas que podem aparecer e, com apenas um clique, o usuário permite que o Jumbo desabilite as opções.
O aplicativo está disponível na App Store e na Google Play.
Escolha de Elon Musk, Jack Dorsey e Edward Snowden, o Signal é uma organização sem fins lucrativos que não coleta nenhum dado de seu usuário. Com criptografia de ponta a ponta em todos os serviços oferecidos na plataforma, não há acesso para contatos, grupos, mensagens, imagens ou pesquisas dos usuários, diferente dos outros aplicativos.
Ele está disponível na App Store e na Google Play.
A criptografia ponta a ponta do Telegram é apenas para os chats "secretos", ferramenta que também é única do aplicativo. Ainda há criptografia nas conversas e grupos normais, mas elas passam pela nuvem da plataforma.
Além do chat secreto, o Telegram oferece mensagens autodestrutivas. Seus donos prometem nunca vender a empresa, como seu concorrente WhatsApp, ou exibir anúncios.
É possível encontrá-lo na App Store e na Google Play.
Concorrente do Google, o DuckDuckGo recebe por volta de 102 milhões de buscas diárias em sua plataforma. Todas as pesquisas feitas são privadas e as respostas são orgânicas e não personalizadas (diferente do Google, que usa os dados do usuário para oferecer links que ele acha mais provável de serem clicados).
A plataforma tem uma extensão disponível para ser adicionada em qualquer navegador, que permite realizar buscas e ver o quanto um site é confiável com um clique.
Acesse o site para instalar a extensão ou fazer uma busca.
Uma opção diferente do Firefox original, o navegador FirefoxFocus tem como preferência a privacidade do usuário. Sem coletar cookies, histórico ou dados de localização, o navegador não armazena qualquer tipo de dado, muito menos vende ele para terceiros. Todos os anúncios e rastreadores de sites visitados também são automaticamente bloqueados.
Instale o FirefoxFocus aqui. Ele também está disponível como aplicativo na App Store e na Google Play.
Semelhante ao FirefoxFocus, o Brave também não salva suas informações privadas ou histórico de busca. Ele bloqueia possíveis rastreadores, anúncios invasivos, conexões inseguras e malware e phishing em sites.
Para lidar com anúncios, a plataforma criou o Brave Ads, uma ferramenta opcional que oferece tokens em troca do usuário assistir algum anúncio publicitário. O navegador, porém, deixa claro que quem tem controle sobre os anúncios do Brave Ads é o usuário — eles nunca serão otimizados com base nos seus dados e qualquer um que seja desinteressante pode ser facilmente descartado.
Baixe o Brave aqui. Ele também está disponível na App Store e na Google Play.
Fundado por engenheiros da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sua sigla em inglês), o ProtonMail é a opção de correio eletrônico que é totalmente anônima.
Com criptografia de ponta a ponta, o ProtonMail não rastreia ou coleta qualquer tipo de informação e oferece opções únicas como e-mails autodestrutivos.
Registre-se no ProtonMail aqui.