Tecnologia

Quem é Sundar Pichai, o novo CEO do Google

Em anúncio importante, Larry Page anunciou que deixa o cargo de CEO do Google. Quem assume é Sundar Pichai, atual número dois da empresa

Sundar Pichai: engenheiro assume cargo de CEO com saída de Larry Page (Justin Sullivan/Getty Images)

Sundar Pichai: engenheiro assume cargo de CEO com saída de Larry Page (Justin Sullivan/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 08h56.

São Paulo – O Google anunciou hoje uma grande reestruturação e reorganização de seus negócios. Larry Page, cofundador do Google, deixará o cargo de CEO. Quem assume o comando executivo da gigante da internet é Sundar Pichai.

Pichai era até agora o número dois no comando do Google. Enquanto Page focava em questões estratégicas, Pichai lidava diretamente com os diretores de cada área de produtos do Google.

No anúncio, Page escreveu que a escolha de Pichai como CEO é lógica. “É claro para nós e para nosso conselho que é hora de Sundar ser o próximo CEO do Google”, escreveu Page.

O engenheiro indiano liderava a área de buscas, pesquisas, a rede social Google+, mapas, comércio eletrônico e anúncios. Ele acumulou o comando dessas áreas em outubro do ano passado. Antes disso, ele já era responsável por Android, Chrome e desenvolvimento de aplicativos.

Pichai entrou na empresa em 2004 e ascendeu rapidamente na hierarquia. O primeiro grande cargo do engenheiro foi comandar a divisão do Android. Ele assumiu essa responsabilidade após a saída de Andy Rubin da empresa – Rubin, vale dizer, é o criado do Android.

O novo CEO do Google é famoso na empresa por sua educação e diplomacia. Ele seria uma espécie de intérprete de Larry Page. Relatos de funcionários à imprensa falavam sobre a impaciência de Page em reuniões – que em muitas vezes saia às pressas sem explicar o que queria de fato.

Cabia a Pichai comunicar aos diretores das áreas o real desejo do então CEO do Google. Pichai é caracterizado por colegas como uma pessoa com quem é fácil de trabalhar e que sabe incentivar sua equipe.

Mudanças

A reestruturação do Google foi anunciada hoje por Larry Page em um post no blog oficial da empresa. A empresa agora será subordinada a uma holding, chamada Alphabet.

Os dois fundadores do Google (Larry Page e Sergey Brin) irão para a Alphabet -- Page será o CEO. Todas as ações do Google virarão da Alphabet e serão comercializadas sob este nome.

“Fundamentalmente, acreditamos que isso nos permitirá administrar em escalas, permitindo que cuidemos de maneira independente de negócios que não são tão relacionados”, escreveu Larry Page.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleLarry PagePersonalidadesSergey BrinSundar PichaiTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma