Tecnologia

Quase todas as empresas tem internet, diz CGI.br

Segundo pesquisa, cerca de 99% das empresas com dez ou mais funcionários no Brasil têm computadores e acesso à internet

Pesquisa também mostra que 60% das empresas têm site (Ante Vekic/Stock;Xchng)

Pesquisa também mostra que 60% das empresas têm site (Ante Vekic/Stock;Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2012 às 09h02.

São Paulo - Praticamente todas as empresas com dez ou mais funcionários no Brasil possuem computadores e acesso à internet (99% e 98% respectivamente). Os dados estão na 7ª pesquisa TIC Empresas 2011, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa destaca também o aumento em índices como a posse de rede LAN com fio e sem fio, que alcançaram, respectivamente, 88% e 68% das empresas. O índice de proporção de empresas cujos funcionários têm acesso remoto ao sistema de computadores chegou a 46%. Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com 5,6 mil empresas.

Desde 2005, as atividades que utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) mais realizadas nas empresas analisadas são “enviar e receber e-mails” (99% delas declararam ter realizado esta atividade em 2011), “buscar informações sobre produtos ou serviços” (92%) e “outras buscas de informação e atividades de pesquisa” (84%).

“O cenário econômico brasileiro favorável parece ter contribuído para o crescimento regular da infraestrutura tecnológica das empresas brasileiras”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Outras atividades seguem estagnadas e são realizadas em menor proporção, como monitoramento de mercado (59%), uso de mensagens instantâneas (55%), recrutamento de pessoas (39%). O uso de conferência por vídeo via internet (24%) e a entrega de produtos on-line (13%) são realizados por um pequeno grupo de empresas.

De acordo com a pesquisa, 60% das empresas possuem um site ou página na internet e quase a totalidade dessas empresas (93%) os utiliza para oferecer informações institucionais.

Acompanhe tudo sobre:Internet

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo