Tecnologia

Quase metade das casas brasileiras não usa telefone fixo

Pesquisa do IPEA mostra que 45,6% das casa não usam telefone fixo; ao mesmo tempo, 40,8% da população já está conectada à internet


	Telefone fixo: a população brasileira está trocando as linhas residenciais por linhas móveis
 (Yosep Sugiarto/Stock.XCHNG)

Telefone fixo: a população brasileira está trocando as linhas residenciais por linhas móveis (Yosep Sugiarto/Stock.XCHNG)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 13 de março de 2014 às 12h17.

São Paulo – Quase metade dos domicílios brasileiros não conta com telefone fixo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o estado das telecomunicações no Brasil, 45,6% das casas do país não têm linha de telefone fixo instalada. Entre esses moradores, a principal explicação para não usar o serviço é simples: o telefone celular substituiu o telefone fixo.

A pesquisa “Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Serviços de Telecomunicações” foi apresentada hoje pelo IPEA. Os números usam dados de entrevistas com moradores de 3.810 domicílios espalhados pelo Brasil.

Outro ponto abordado pela pesquisa é a programação disponível na televisão. Dos entrevistados, 73,4% disseram que têm somente televisão aberta. Outros 26,6% disseram pagar por acesso à programação a cabo. A percepção da qualidade do serviço é alta. Enquanto 1,5% responderam que achavam o serviço péssimo, 28,7% deram nota máxima.

Sobre acesso à internet, a pesquisa mostra que 40,8% da população brasileira já tem conexão. Nos dados divididos por região, nota-se que a única onde mais da metade da população já tem acesso é a região Sudeste. Enquanto isso, a região menos conectada é a Norte, com 77% da população sem conexão à internet.

A principal forma de conexão no Brasil é a internet por banda larga via TV a cabo, com 32,8%. A conexão móvel é responsável por 18,3% das conexões no Brasil. É interessante observar que na região menos conectada, a Norte, a conexão móvel é a mais importante, provendo acesso à internet para 54,8% da população.

A conexão discada, por sua vez, ainda é responsável pelo acesso de 1,5% da população brasileira à internet.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaCelularesIndústria eletroeletrônicaInternetIpeaTelecomunicaçõesTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro