Tecnologia

Qualcomm descarta desenvolvimento de chips no Brasil

A Qualcomm, um dos principais fabricantes de chips para celulares no mundo, diz que nem pensa em desenvolver produtos no Brasil

A Qualcomm diz que o mercado brasileiro não justifica o desenvolvimento local de produtos (Peter Galbraith / SXC)

A Qualcomm diz que o mercado brasileiro não justifica o desenvolvimento local de produtos (Peter Galbraith / SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2011 às 10h16.

São Paulo -- Desenvolver novas tecnologias na área de chips, no Brasil, está fora dos planos de boa parte das principais empresas de semicondutores do mundo. A norte-americana Qualcomm, por exemplo, está animada com o crescimento em ritmo chinês do tráfego de dados no país. Entretanto, segundo o vice-presidente global de marketing companhia, Bill Davidson, a empresa não tem planos de investir em desenvolvimento local de seus chips.

“Iniciativas como essa dependem do mercado, de a gente ver a necessidade de uma operação dessa natureza. E, por ora, não é o caso do Brasil”, disse o executivo, ressaltando que a empresa já manteve laboratórios no Brasil para projetos específicos. Hoje o governo brasileiro se diz interessado em atrair grandes empresas do segmento de semicondutores, porém, o programa de incentivos adotado para a produção local é mais focado na área de fabricação dos aparelhos. “No caso da manufatura, a decisão é das empresas que fabricam, porque terceirizamos toda essa área”, afirmou.

De acordo com Davidson, a empresa mantém o país como prioritário, especialmente pelo potencial de crescimento das redes de dados das operadoras. “As vendas de celulares, principalmente smatphones, estão muito aquecidas porque o mercado tem oferecido dispositivos com menores preços, fato que vem de encontro à nossa política de negócios”. O executivo da Qualcomm pontuou que o foco da empresa no Brasil está em “apoiar os fabricantes a operar com eficiência”.

Acompanhe tudo sobre:ChipsEmpresasEmpresas americanasQualcomm

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony