Tecnologia

Provedora dos EUA bate recorde de distância em transmissão de internet sem fio

Cambium Networks conseguiu conectar dois computadores distantes 245,8 Km um do outro

internet (Freeimages.com)

internet (Freeimages.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 11h08.

A provedora de internet sem fio Cambium afirmou ter quebrado, no começo desta semana, o recorde de distância em um link de banda larga sem fio. Em um teste de conexão ponto a ponto realizado nos EUA, a empresa conseguiu estabelecer a comunicação – e transmitir um vídeo em HD e uma videochamada – entre um ponto em Pikes Peak, no Colorado, e outro em Cheyenne, no estado do Wyoming, a 245,8 Km de distância.

O teste de conexão direta, no entanto, não superou por muito o recorde anterior, de 243 Km. Ainda assim, é notável como o sinal, segundo a empresa, conseguiu passar sem maiores interferências por Denver, a capital e cidade mais populosa do Colorado. Um vídeo mostrando parte do processo foi divulgado pela empres, e você pode assisti-lo aqui.

Para os testes, a provedora usou dois conjuntos de rádios para conexão ponto a ponto (PTP) operando no espectro de 5 GHz, além de duas antenas parabólicas com quase um metro de diâmetro para receber o sinal. Roteadores tradicionais só foram utilizados para retransmitir a internet aos computadores e smartphones que participaram da videochamada e do streaming.

Sistemas do tipo, porém, não são muito voltados para o consumidor final, então é bem pouco provável que você tenha em casa aparelhos capazes de transmitir sinal a essa distância. Os clientes de marcas como a Cambium costumam ser operadoras, empresas da área de energia e mineração ou governos, que podem usá-los para levar internet a zonas rurais. O governo do Canadá inclusive fez um projeto nessa linha, com o objetivo conectar toda a província da Nova Escócia mais para o começo dos anos 2000.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEstados Unidos (EUA)INFOInternetPaíses ricosTecnologias sem fioWi-Fi

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO