Tecnologia

Protestos inspiram game "V de Vinagre" para Facebook

Jogo da rede social faz referência aos protestos populares organizados pelo Movimento Passe Livre desde o início de junho


	Reprodução da tela do game para o Facebook "V de Vinagre": objetivo do game é escapar da repressão policial
 (Reprodução)

Reprodução da tela do game para o Facebook "V de Vinagre": objetivo do game é escapar da repressão policial (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 10h10.

São Paulo - A desenvolvedora Flux Game Studio lançou o game "V de Vinagre" no Facebook. O jogo faz referência aos protestos populares organizados pelo Movimento Passe Livre desde o início de junho. As manifestações criticam o aumento na tarifa do transporte público no Brasil.

No game, o jogador controla um manifestante mascarado inspirado no personagem V, da história em quadrinhos V de Vingança, escrita por Alan Moore nos anos 1980. A máscara do protagonista ficou conhecida mundialmente por se tornar também ícone do grupo ciberativista Anonymous.

O objetivo do game é escapar da repressão policial, motivada pelo porte de vinagre. O produto também virou símbolo da manifestação, após seu simples porte motivar a prisão de manifestantes no protesto da última quinta-feira (13).

"Fugir da polícia por portar garrafas de vinagre na mochila poderia muito bem ser um game 100% ficcional", disse o diretor de criação da Flux Game Studio, Paulo Luis Santos. "O problema é que, neste caso, é inspirado nessa triste realidade com a qual não podemos compactuar. Infelizmente, a maneira como a polícia atuou nos protestos foi digna dos mais violentos jogos de ação."

No game, quanto mais vinagre o manifestante tiver, mais será procurado pela polícia. O ranking do jogo atribui termos ao jogador como "meliante" ou "comunista" baseado no desempenho no game.

Meme - Imagens misturando o personagem V e garrafas de vinagre já estavam em circulação na internet desde a manifestação mais recente. Um dos principais diferenciais dos recentes atos é a cobertura informal maciça que está sendo feita pelo público nas redes sociais, com fotos, vídeos, textos e memes.

Em comunicado, a Flux disse que acredita que o game como mídia deve ser uma ferramenta para ampliar a conscientização geral sobre os protestos. "Quisemos fazer um game com orientação bem humorada e atraente, mas que expusesse bem o assunto", afirmou o artista líder e idealizador do projeto, Stiven Valério. "Não participamos dos atos que já aconteceram, mas esse é nosso jeito de contribuir no sentido de uma mudança para melhor."

"V de Vinagre" foi desenvolvido em 18 horas, começando na noite de sexta-feira (14) e terminando na tarde de sábado. Segundo os desenvolvedores, a rapidez foi motivada tanto pelo desafio de concluir o jogo em pouco tempo quanto pela urgência do assunto.

Nesse momento, o estúdio considera a criação de novos recursos para o game na rede social e possível adaptação para dispositivos móveis.

Clique aqui para jogar V de Vinagre no Facebook

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGamesInternetPolítica no BrasilProtestosRedes sociais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não