Tecnologia

Proposta de urbanização: árvores artificiais solares

Jardim botânico em implantação na Baía de Cingapura terá 18 árvores artificiais solares gigantes

Algumas árvores terão altura correspondente a 16 andares (Divulgação via Imovelweb)

Algumas árvores terão altura correspondente a 16 andares (Divulgação via Imovelweb)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 12h32.

Baía de Cingapura – Dezoito árvores solares gigantes, artificiais, estão sendo “plantadas” no jardim botânico Gardens by the Bay, que será o maior da cidade e é parte do projeto de reurbanização da Marina Bay, no entorno da qual nascerá um novo centro urbano para a Baía de Cingapura.

Idealizadas e projetadas pelo escritório britânico Grant Associates, as árvores artificiais fazem parte da ocupação dos 101 hectares do Gardens by the Bay, na orla da Baía. Elas terão a função de servir como estrutura para jardins verticais, assim como produzir energia, captar água da chuva e como duto de ventilação para as estufas.

Duas estufas estão previstas para o Gardens by the Bay - uma com biomas secos, do Mediterrâneo, e outra com biomas úmidos, das florestas subtropicais. Estas estufas somarão 226 mil plantas e flores das várias partes do mundo, reunindo cerca de oito mil variedades de espécies.

As árvores artificiais têm estrutura similar às espécies vegetais, com altura entre 25 e 50 metros (cerca de nove a 16 andares). Cobertas com plantas tropicais, como orquídeas e bromélias, formarão um jardim vertical.

Durante o dia, as árvores e suas enormes “copas” fornecerão sombra, diminuindo as ilhas de calor da cidade, e durante a noite serão visíveis graças aos projetores que produzirão iluminação especial. Onze das 18 árvores terão sistema solar fotovoltaico, que irá gerar energia para iluminação e fazer funcionar o sistema de água utilizado para alimentar as estufas.

Trilhas de arborismo aéreo irão conectar algumas árvores, o que proporcionará aos visitantes conhecerem a estrutura a 50 metros de altura. Uma das árvores terá um restaurante com vista panorâmica para a baía e para os jardins. O projeto está em fase de construção e deve ficar pronto em junho de 2012.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaÁsiaEnergiaEnergia solarInfraestruturaInovaçãoSingapura

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump