Tecnologia

Projeto quer proibir uso de celular em bancos em SP

Objetivo é dificultar a ação de ladrões na chamada “saidinha de banco”

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h05.

São Paulo - Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa prevê a proibição do uso de celulares em agências bancárias de todo o Estado de São Paulo. O texto veta ainda outros dispositivos de comunicação eletrônica. O objetivo é dificultar a ação de ladrões na chamada “saidinha de banco”. Lei semelhante já foi adotada em cidades como Campinas, Franca e Salvador (BA).

A proposta, de autoria do deputado Fernando Capez (PSDB), prevê ainda que shoppings e hipermercados terão de instalar biombos separando os caixas dos demais ambientes. A Polícia Civil não tem dados específicos sobre vítimas de “saidinha de banco”. Os casos são registrados como roubos comuns. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Segurança Pública não comentaram o projeto. Dizem que não discutem propostas que ainda não foram votadas pela Assembleia.

A medida divide os clientes. Já especialistas em segurança não acreditam que a lei, se aprovada, seja cumprida. Avaliam que, apesar de a medida ser boa, biombos de isolamento na boca do caixa e nos caixas eletrônicos teriam melhor resultado.

“É mais simples e mais efetivo”, diz Nilton Migdal, consultor e especialista em segurança. Com os biombos, afirma, a transação bancária de qualquer natureza ficaria somente entre o cliente e o banco. “Pode ser colocada uma câmera sobre o funcionário - se já não existir - que acompanhe todos os seus atos ao longo do dia". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Celularescidades-brasileirasFinançasIndústria eletroeletrônicaMetrópoles globaissao-paulosetor-financeiro

Mais de Tecnologia

POCO X6 Pro ou Redmi Note 13 Pro: qual vale mais a pena na Black Friday?

Ar-condicionado inverter: o que é e melhores modelos para comprar na Black Friday

Biden reduz incentivo da Intel para menos de US$ 8 bilhões após atrasos em investimentos

Galaxy S22 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday?