Tecnologia

Projeto de Elon Musk para solucionar o trânsito começa a tomar vida

Primeiro túnel da The Boring Company começa a funcionar no dia 10 de dezembro

Trânsito: Musk acredita que os túneis são a solução definitiva para os congestionamentos em grandes cidadas (Aaron P. Bernstein/Reuters)

Trânsito: Musk acredita que os túneis são a solução definitiva para os congestionamentos em grandes cidadas (Aaron P. Bernstein/Reuters)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 15h24.

Última atualização em 22 de outubro de 2018 às 15h25.

São Paulo — O primeiro túnel construído pela The Boring Company, empresa do bilionário Elon Musk, começará a funcionar no próximo dia 10 de dezembro. Quem garantiu foi o próprio Musk, em posts no Twitter. O projeto foi iniciado ainda em 2017, e a ideia do fundador da Tesla é usar soluções como essa para resolver os problemas de congestionamento e trânsito nas grandes cidades. O túnel de pouco mais de 3 Km sob Los Angeles (EUA) servirá de pista para uma espécie de "skate" gigante — parte de um sistema de transporte chamado Loop.

Após a cerimônia de inauguração da obra, marcada para a noite do dia 10, o sistema será aberto ao público para viagens gratuitas durante todo o dia seguinte. A expectativa é de que o transporte-conceito, que chega a 155 milhas por hora (quase 250 Km/h) seja capaz de carregar pessoas, ciclistas e até mesmo carros particulares no trajeto que vai da sede da SpaceX (outra empresa de Musk) até a 120th Street.

É importante ressaltar, no entanto, que o Loop não é igual ao conceito de Hyperloop, também idealizado por Musk. O sistema que começará a funcionar em breve é mais simples, feito para viagens curtas, e não envolve túneis a vácuo e nem cápsulas hermeticamente fechadas. Ainda assim, é uma solução que promete ser mais rápida do que o metrô.

Após o dia de testes, a expectativa é de que as passagens para o Loop passem a custar 1 dólar, conforme prometido por Musk em junho deste ano.

Ainda há projetos de três túneis, segundo o site da The Boring Company. Um deles deverá ficar em Los Angeles mesmo, ligando o estádio do Dodgers, time local de beisebol, enquanto um outro ficará em Chicago e um terceiro na costa leste dos EUA. Nenhum deles, no entanto, tem previsão para começar a funcionar.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTeslaTransporte de passageiros

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro