Tecnologia

Proibição de redes sociais para jogadores causa polêmica

O chefe da imprensa da Federação Dinamarquesa de Futebol justificou a decisão como sendo um desejo do técnico Morten Olsen para que os jogadores se concentrem no torneio

A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa (Melinda Nagy/Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 21h30.

Copenhague - A decisão da Federação Dinamarquesa de Futebol de proibir que os jogadores da seleção nacional utilizem as redes sociais durante a Eurocopa provocou grande polêmica no país escandinavo, entre atletas, políticos e outras personalidades.

O chefe da imprensa da entidade, Lars Berendt, justificou a decisão como sendo um desejo do técnico Morten Olsen para que os jogadores se concentrem no torneio. A intenção é limitar a comunicação do elenco com o público apenas às coletivas de imprensa.

A proibição do uso do Facebook ou do Twitter não é nova, mas uma norma habitual nas partidas da seleção, embora diversos jornais dinamarqueses tenham reproduzido hoje mensagem de jogadores antes e depois das partidas das eliminatórias da Euro.

O anúncio feito pela federação teria sido aceito pelos jogadores, embora alguns deles tenham se pronunciado lamentando a decisão. ''É uma pena que nos impeçam de usar o Twitter. Serve como uma espécie de porta-voz para muitos e o modo pessoal de casa um se comunicar. Mas temos que respeitar'', declarou hoje à emissora ''TV2'', o atacante Nicklas Bendtner, do Sunderland.

O goleiro da seleção dinamarquesa de handebol, Niklas Landin, não mediu palavras para criticar o a regra polêmica. ''É um pouco ridículo que a federação decida o que podem ou o que não podem fazer os jogadores de futebol'', disse.

O ministro da Cultura do país, Uffe Elbaek, garantiu que respeita a independência da federação, mas quer explicações sobre a medida. ''A primeira vista pode-se pensar em violação da liberdade de expressão e do livre diálogo''.

Também houve quem ironizou a proibição do uso de redes sociais, como o humorista dinamarquês, Sebastian Dorset, através de sua conta no Twitter. ''Quero comunicar a federação e ao técnico Morten Olsen, que com essa política não estou mais à disposição da seleção''. 

Acompanhe tudo sobre:DinamarcaEsportesEuropaInternetJogadores de futebolPaíses ricosRedes sociais

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda