Tecnologia

Produção de eletrônicos foi a menor em junho, diz IBGE

egundo o gerente da Coordenação da Indústria do IBGE, André Macedo, o fim do impulso do evento esportivo foi responsável pelo desempenho

Smartphones (Getty Images/Getty Images)

Smartphones (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 10h22.

A passagem da Copa do Mundo diminuiu o ímpeto e a demanda da indústria para produzir televisores, que haviam dado uma contribuição positiva ao setor manufatureiro nos primeiros meses do ano. Com isso, o item foi o que mais contribuiu para o tombo de 29,6% na produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos em junho ante maio. O recuo foi o mais intenso de toda a série histórica, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com junho de 2013, também houve queda, de 25,1%. Segundo o gerente da Coordenação da Indústria do IBGE, André Macedo, o fim do impulso do evento esportivo foi responsável pelo desempenho. "Os televisores eram o que vinham garantindo a essa atividade um comportamento de crescimento ou atenuando o ritmo de queda nos últimos meses", disse.

No agregado dos bens de consumo da linha marrom, o crescimento de 51,4% observado no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado se converteu em queda de 5,6% no segundo trimestre, na mesma base. "Claramente os televisores explicaram o crescimento (do primeiro trimestre). Com a desaceleração do ritmo de produção desse item específico, houve recuo no segundo trimestre. E essa queda tem relação direta com o resultado de junho", explicou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGadgetsIndústria eletroeletrônicaINFOVendas

Mais de Tecnologia

De queda livre a voo solo: o que fez a Shopee valer quase US$ 100 bi e com alta de 300% nas ações

STJ autoriza juízes a consultarem redes sociais públicas de investigados para decretar prisões

Apple adia recursos de IA da Siri, mas aposta em controle total por voz no iPhone

Pix parcelado não decreta fim do cartão de crédito, afirma presidente da 99Pay