Tecnologia

Prodemge lançará portal para pagamento de taxas e impostos

A Prodemge, a Companhia de Processamento de Dados de Minas Gerais, lançará em breve um portal para o pagamento, on line, de todas as taxas, impostos, multas e dívida ativa estaduais. Com isso ela beneficiará tanto empresas quanto os cidadãos de Minas Gerais. O serviço permite desde a quitação de uma simples taxa de concurso […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

A Prodemge, a Companhia de Processamento de Dados de Minas Gerais, lançará em breve um portal para o pagamento, on line, de todas as taxas, impostos, multas e dívida ativa estaduais. Com isso ela beneficiará tanto empresas quanto os cidadãos de Minas Gerais. O serviço permite desde a quitação de uma simples taxa de concurso público até o pagamento de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços). O projeto foi anunciado na Technology in Government Week 2002, em Ottawa, no Canadá. Para ser implantada, a iniciativa depende apenas da negociação entre a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais e os bancos que processam os pagamentos estaduais.

A iniciativa da Prodemge se insere no programa mineiro de governo eletrônico. Ele compreende a Inclusão Digital, o Pregão Eletrônico, o Portal Minas e o DetranNet, além da infra-estrutura tecnológica de apoio.

O novo projeto tem um potencial de movimentação de recursos da ordem de 700 milhões a 1 bilhão de reais por mês - equivalentes à receita mensal do Estado - e envolve cerca de 80 órgãos e entidades da administração pública estadual. São 5 grupos de taxas (expediente, florestal; segurança pública; judiciária; e de fiscalização) e 3 tipos de impostos (ICMS, IPVA-Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ITCD-Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), além das multas e valores da dívida ativa. Ao ser efetuado on line, haverá o débito automático do pagamento na conta do contribuinte e o crédito automático na conta do Estado.

Todos serão beneficiados: o contruibuinte porque a quitação será dada imediatamente. É assim que o cidadão pode pagar a multa do seu veículo e fazer a transferência imediata, ao invés de aguardar por 5 dias, prazo necessário atualmente para que a cadeia envolvida (bancos - Fazenda -Detran/MG) processe e finalize a operação no sistema. Já o Estado lucrará com um melhor controle da arrecadação. Isso porque será possível identificar a origem do recurso que, no caso de taxas e multas são agregadas em grupos. Haverá também ganhos financeiros, à medida que a arrecadação entra imediatamente no caixa do governo.

O novo sistema virá evitar ainda possíveis irregularidades de pagamento, a partir dos débitos automáticos. Os bancos terão uma redução significativa no número de clientes nas agências. Segundo a Prodemge, estudos apontam que o custo de atendimento de um cliente pela Internet é hoje até 8 vezes menor que o custo de atendimento na agência.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?