Tecnologia

Procon-SP tem 5,7 mil queixas sobre telefonia este ano

Os maiores alvos de reclamações são as operadoras Claro e TIM, com, respectivamente, 1.984 e 1.385 queixas registradas desde janeiro

Loja da Claro em São Paulo: os principais problemas relatados dizem respeito a cobranças indevidas (Antonio Milena/EXAME.com)

Loja da Claro em São Paulo: os principais problemas relatados dizem respeito a cobranças indevidas (Antonio Milena/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 15h07.

São Paulo - A Fundação Procon-SP já recebeu neste ano 5.713 reclamações ou pedidos de orientação ao consumidor sobre problemas com empresas de telefonia celular. Os maiores alvos de reclamações são as operadoras Claro e TIM, com, respectivamente, 1.984 e 1.385 queixas registradas desde janeiro. Oi (996), Vivo (842) e Nextel (506) são as empresas que completam o ranking da fundação, que listou as reclamações realizadas por consumidores de janeiro a 14 de junho.

Os principais problemas relatados dizem respeito a cobranças indevidas, como alteração de planos pré para pós-pago sem a autorização do consumidor e cobrança de pacote de dados e serviços não solicitados, além de dificuldades em fazer o cancelamento. Também são motivos para queixas o funcionamento precário do serviço de telefonia, falhas de conexão, queda de sinal frequente e velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada.

Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o grande problema ainda é a ineficiência do sistema de atendimento ao consumidor (SAC) das companhias.

"As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida", afirma, em nota distribuída à imprensa.

De acordo com ele, dos casos levados ao Procon-SP, 85% são resolvidos na fase preliminar do processo, quando a fundação procura as empresas reclamadas.

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil Telecomcidades-brasileirasClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasMetrópoles globaisNextelOiOperadoras de celularSão Paulo capitalServiçosTelecomunicaçõesTelemarTIMVivo

Mais de Tecnologia

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada

Como funciona a verificação de humanidade da World

Apple anuncia investimentos de US$ 500 bi nos EUA em quatro anos

Como proteger seu celular durante o Carnaval