Tecnologia

Procon-SP notifica empresas por golpes via WhatsApp

Golpistas pedem que vendedores de plataformas de e-commerce digitem um código no WhatsApp que permite a clonagem do aplicativo

WhatsApp: digitar código no aplicativo pode fazer com que a conta seja clonada e os dados, roubados (NurPhoto/Getty Images)

WhatsApp: digitar código no aplicativo pode fazer com que a conta seja clonada e os dados, roubados (NurPhoto/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 12h04.

O Procon de São Paulo notificou nesta quarta (19) as empresas WhatsApp Inc.,OLX Atividades de Internet Ltda., Zap S/A Internet e MercadoLivre Atividades de Internet Ltda. para que informem quais providências têm adotado para garantir a segurança dos consumidores e usuários.

A notificação foi motivada, de acordo com o órgão, pelos registros de golpes aplicados a partir de anúncios de venda de produtos e serviços na internet.

Foi solicitado também que as empresas informem como o consumidor tem sido alertado sobre o golpe e se existe uma campanha de esclarecimento sobre os serviços ofertados.

 

As empresas têm 72 horas para responderem ao Procon-SP.

Sobre o golpe

De acordo com o Procon-SP, os golpistas monitoram sites de venda e entram em contato com um vendedor, que possa vir a ser alvo em potencial, enviando mensagem por SMS.

Os golpistas afirmam que a mensagem enviada via SMS trata-se de um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp para que o vendedor "regularize" seu anúncio na internet. Na verdade, o código é um PIN de autenticação do Whatsapp que, de posse do golpista, possibilita que a conta do aplicativo seja clonada.

O objetivo dos golpistas é roubar a conta do Whatsapp para usá-la em outro aparelho. Com o domínio da conta, eles passam a se comunicar com os contatos cadastrados na agenda do telefone.

* Com informações do Procon-SP

Acompanhe tudo sobre:Mercado LivreProconWhatsApp

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump