Tecnologia

Procon-SP cobra esclarecimentos de operadoras sobre 4G

De acordo com a fundação, a notificação atende a diversas reclamações de usuários nas redes sociais


	Celular com 4G: caso irregularidades sejam comprovadas, operadoras poderão ser penalizadas com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor
 (REUTERS/Arnd Wiegmann)

Celular com 4G: caso irregularidades sejam comprovadas, operadoras poderão ser penalizadas com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (REUTERS/Arnd Wiegmann)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 16h31.

São Paulo - A Fundação Procon-SP notificou as operadoras de telefonia Claro, Tim, Oi e Vivo a prestarem esclarecimentos aos clientes sobre os serviços de implementação da tecnologia 4G.

De acordo com a fundação, a notificação atende a diversas reclamações de usuários nas redes sociais.

As empresas terão que informar quais os modelos de aparelhos - tablets, celulares e modens - anunciados são compatíveis com o 4G, se os aparelhos estão registrados de acordo com as especificações certificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se a tecnologia se aplica aos aparelhos nas modalidades pré e pós-pago.

As operadoras também terão que esclarecer se o consumidor deverá ou não comprar um novo chip para ter acesso ao 4G e quais planos têm acesso à tecnologia, no caso do pós-pago.

Além disso, elas deverão especificar quais as áreas de cobertura do 4G no Estado de São Paulo e de que forma o consumidor será previamente informado sobre a área de cobertura de sua região, no momento da aquisição do serviço.

Caso irregularidades sejam comprovadas, as operadoras poderão ser penalizadas com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Reclamações e dúvidas podem ser encaminhadas a qualquer unidade do Procon ou aos canais de atendimento da instituição.

Acompanhe tudo sobre:3G4GAnatelBrasil TelecomClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasInternetOiOperadoras de celularProconServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelemarTIMVivo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro