Tecnologia

Problema do iPhone 4 está nas barras de sinal, diz Apple

Empresa diz que vai liberar atualização de software para corrigir erro em mostrador de intensidade de sinal

Empresa de Steve Jobs nega que problema seja de hardware (.)

Empresa de Steve Jobs nega que problema seja de hardware (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 11h02.

São Paulo - Em uma carta oficial direcionada aos usuários do iPhone 4, a Apple negou hoje que haja um problema de recepção de sinal no aparelho causado pelo design da antena interna. Segundo a empresa, a brusca queda de captação que ocorre dependendo da maneira como o celular é segurado é apenas aparente, causada por um erro na exibição das barras que indicam a presença de sinal de rede.

A polêmica em torno do assunto começou logo que os primeiros compradores do iPhone 4 receberam o produto. O problema estaria ocorrendo por conta do design do produto, que coloca a antena interna em uma das laterais do smartphone. Assim, quem segura o aparelho com a mão sobre a área onde está a antena prejudicaria a recepção de sinal. O caso acabou virando alvo de piadas entre concorrentes da Apple e de processo judicial por parte de consumidores.

Na carta divulgada hoje, a empresa de Steve Jobs afirma que, desde que soube das primeiras críticas, começou a investigar a questão. A Apple explica que "para começar, segurar quase qualquer celular de determinadas maneiras reduz a recepção em uma ou mais barras". "Isso é verdade para o iPhone 4, iPhone 3GS, assim como qualquer aparelho Droid, Nokia e RIM". Como as reclamações de clientes dizem que cobrir a lateral inferior esquerda do iPhone 4 reduz quatro ou cinco barras de sinal, a empresa decidiu fazer testes.

"Descobrimos a causa dessa dramática queda nas barras, e é ao mesmo tempo simples e surpreendente". Segundo o comunicado, a fórmula usada pelo software para calcular quantas barras de sinal são exibidas está "totalmente errada", e estaria, em muitos casos, mostrando erroneamente duas barras a mais do que deveria. "Por exemplo, às vezes mostra quatro barras quando deveria apresentar apenas duas".

"Usuários que observam uma queda de várias barras quando seguram o iPhone de determinada maneira geralmente estão em áreas com sinal muito fraco, porém eles não sabem disso porque mostramos erroneamente quatro ou cinco barras. A grande queda nas barras é porque o nível alto de intensidade de sinal nunca foi real no primeiro momento".

Para resolver o problema, a Apple disse estar adotando uma nova fórmula, recomendada pela AT&T, para calcular quantas barras devem ser exibidas na tela do iPhone 4. Uma atualização de software com esse algoritmo incorporado será liberada gratuitamente para os usuários, nas próximas semanas, segundo a empresa. A instalação poderá ser feita também no iPhone 3G e 3GS.

O iPhone 4 começou a ser vendido no último dia 24 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. Segundo a Apple, em apenas três dias, mais de 1,7 milhão de unidades do aparelho foram vendidas, o que representa o mais bem sucedido lançamento de um produto da história da empresa.

Leia, na íntegra, a carta divulgada pela Apple


Confira a carta divulgada pela Apple. A versão original pode ser lida no site da empresa.

Caros usuários do iPhone 4,

O iPhone 4 está sendo o mais bem sucedido lançamento da história da Apple. Ele foi avaliado por críticos ao redor do mundo como o melhor smartphone que já existiu, e usuários nos disseram que o amam. Então ficamos surpresos quando lemos relatos de problemas de recepção, e imediatamente começamos a investigá-los. Aqui está o que aprendemos.

Para começar, segurar quase qualquer celular de determinadas maneiras reduz a recepção em uma ou mais barras. Isso é verdade para o iPhone 4, iPhone 3GS, assim como qualquer aparelho Droid, Nokia e RIM. Mas alguns usuários disseram que o iPhone 4 pode cair em 4 ou 5 barras quando segurado firmemente de um jeito que cobre a faixa preta no canto inferior esquerdo da parte de metal. Essa é uma queda muito maior que o normal, e como resultado alguns acusaram o iPhone 4 de ter um design de antena defeituoso.

Ao mesmo tempo, continuamos a ler artigos e receber centenas de e-mails de usuários dizendo que a recepção do iPhone 4 é melhor que a do iPhone 3GS. Eles estão encantados. Isso corresponde com nossa própria experiência e com nossos testes. O que pode explicar tudo isso?

Descobrimos a causa dessa dramática queda nas barras, e é ao mesmo tempo simples e surpreendente.

Na investigação, ficamos surpresos ao descobrir que a fórmula que usamos para calcular quantas barras de intensidade de sinal são mostradas está totalmente errada. Nossa fórmula, em muitos casos, erroneamente exibe 2 barras a mais do que deveria para uma determinada intensidade de sinal. Por exemplo, às vezes mostramos 4 barras quando deveríamos apresentar apenas 2 barras. Usuários que observam uma queda de várias barras quando seguram o iPhone de determinada maneira geralmente estão em áreas com sinal muito fraco, porém eles não sabem disso porque mostramos erroneamente 4 ou 5 barras. A grande queda nas barras é porque o nível alto de intensidade de sinal nunca foi real no primeiro momento.

Para corrigir isso, estamos adotando uma fórmula recentemente recomendada pela AT&T para calcular quantas barras devem ser mostradas para determinada intensidade de sinal. A intensidade de sinal real continua a mesma, mas as barras do iPhone vão descrevê-la com mais precisão, oferecendo aos usuários uma indicação muito melhor da recepção que eles terão em determinada área. Estamos fazendo também barras 1, 2 e 3 um pouco maiores para que sejam mais fáceis de se ver.

Disponibilizaremos uma atualização gratuita de software dentro de algumas semanas que incorpora a fórmula corrigida. Como esse erro está presente desde o iPhone original, a atualização também estará disponível para o iPhone 3GS e o iPhone 3G.

Voltamos para nossos laboratórios e retestamos tudo, e os resultados foram os mesmos - a performance wireless do iPhone 4 é a melhor que já criamos. Para a vasta maioria dos usuários que não foram incomodados por esse problema, a atualização de software irá apenas tornar suas barras mais precisas. Para aqueles que tiveram dores de cabeça, pedimos desculpa por qualquer inquietação que podemos ter causado.

Para lembrar, se você não está totalmente satisfeito, pode devolver seu iPhone não danificado para qualquer loja física ou para a loja virtual da Apple em até 30 dias da data de compra para um reembolso integral.

Esperamos que você ame o iPhone 4 assim como nós.

Agradecemos por sua paciência e apoio.

Apple

Leia outras notícias sobre o iPhone


Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhonePersonalidadesSmartphonesSteve JobsTecnologia da informaçãoTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa