Tecnologia

Primeiros smartphones Ubuntu chegam ao mercado este ano

A Canonical anunciou nesta quarta-feira (19) que os primeiros smartphones com Ubuntu chegarão ao mercado até o final deste ano.

ubuntu edge (Divulgação)

ubuntu edge (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 14h40.

Finalmente os fãs do Ubuntu podem comemorar. A Canonical, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, anunciou nesta quarta-feira (19) que os primeiros smartphones com Ubuntu chegarão ao mercado até o final deste ano.

Inicialmente, as fabricantes Meizu (China) e bq (Espanha) serão as responsáveis por produzir e vender os primeiros aparelhos com a plataforma aberta em todo o mundo — provavelmente as empresas devem focar em mercados emergentes primeiramente. 

Além disso, a Canonical afirma que duas grandes fabricantes também irão produzir smartphones Ubuntu em 2015. 

Ainda não há detalhes de como serão esses aparelhos e é possível que as empresas deem mais informações durante a feira Mobile World Congress (MWC), que começa na próxima segunda-feira (24). 

Histórico - As promessas em torno de um aparelho com a plataforma da Canonical vêm de algum tempo já — há dois anos a empresa apresentou a versão de sistema operacional móvel Ubuntu OS e o mesmo só foi liberado para desenvolvedores há um ano.

Em meados do ano passado, a Canonical tentou realizar uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para produzir e lançar o primeiro smartphone com a plataforma, o Ubuntu Edge. No entanto a iniciativa não alcançou a meta e o projeto foi encerrado

Agora o cenário é diferente e os primeiros smartphones Ubuntu sairão do papel e chegarão ao mercado até o final de 2014. Além disso, a Canonical pretende compatibilizar os 50 apps mais utilizados para que rodem nos aparelhos.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não