Tecnologia

Primeiro vídeo da história do YouTube completa hoje 7 anos

“Me at the Zoo”, estrelado pelo cofundador do site Jawed Karim, é o primeiro vídeo da história do YouTube; site hoje registra 4 bilhões de exibições por dia

Steve Chen e Chad Hurley são fundadores YouTube junto com Jawed Karim, que estrelou primeiro vídeo do site (Bryan Bedder/Getty Images)

Steve Chen e Chad Hurley são fundadores YouTube junto com Jawed Karim, que estrelou primeiro vídeo do site (Bryan Bedder/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 23 de abril de 2012 às 15h20.

São Paulo – O YouTube foi fundado em fevereiro de 2005, mas o primeiro vídeo a ser exibido pelo site, o simpático Me at the Zoo, só foi ao ar no dia 23 de abril de 2005, completando hoje 7 anos de existência e mais de 7 milhões de visualizações.

Um número é até expressivo considerando que o vídeo tem apenas 19 segundos de duração, nos quais o cofundador do site, Jawed Karim, apenas nota como é longa a tromba de um elefante. Apesar de simplório, o vídeo abriu caminho para que o site se tornasse um grande sucesso.

O YouTube foi comprado, em 2006, pelo Google, numa operação de 1,65 bilhão de dólares e que ficou marcada como uma dos maiores aquisições da história da tecnologia. Para se ter ideia do que isso significa, basta ter em mente que o Facebook gastou, há algumas semanas, 1 bilhão na compra do Instagram.

Em 2010, o YouTube ultrapassou a marca de 2 bilhões de exibições por dia, entre vídeos de um bebê fofo e que gosta de morder o dedo do irmão, no clássico Charlie Bit My Finger, e a transmissão global e ao vivo de uma entrevista do presidente americano Barack Obama.

Hoje, porém, cerca de 2 anos depois, essa marca já ficou para trás. Segundo números do próprio YouTube, 4 bilhões de vídeos são exibidos diariamente em seus canais.

Confira abaixo outros números curiosos sobre o maior site de vídeos online do planeta:

- Em 2011, o YouTube ultrapassou a marca de 1 trilhão de visualizações. Isso equivale, segundo o site, a quase 140 visualizações para cada pessoa no planeta;
- A cada minuto, 500 tuítes são publicados no Twitter com links para o site;
- A versão mobile do YouTube recebe 600 milhões de visualizações por dia;
- Atualmente, 70% do tráfego no site vêm de fora dos Estados Unidos;
- 3 bilhões de horas de vídeo são exibidas mensalmente no YouTube.;
- O fofo Charlie Bit My Finger é considerado um dos vídeos não comerciais mais vistos da história do site, com mais de 427 milhões de visualizações;
- O primeiro lugar entre os mais vistos de 2011 na categoria independentes ficou com a americana Rebecca Black e seu hit Friday.

Veja abaixo, o vídeo "Me at the Zoo", o primeiro a ser exibido pelo YouTube:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetSitesYouTube

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes