Tecnologia

Britânico é condenado por fraude no eBay

Paul Barrett utilizava um perfil falso para apostar em seus próprios leilões, alavacando o preço dos produtos

Sede do eBay, na Califórnia: inglês foi o primeiro condenado por fraude em leilões online no Reino Unido ao alavancar o preço de suas vendas no site (.)

Sede do eBay, na Califórnia: inglês foi o primeiro condenado por fraude em leilões online no Reino Unido ao alavancar o preço de suas vendas no site (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2010 às 11h13.

São Paulo - O inglês Paul Barrett se tornou a primeira pessoa do Reino Unido a ser condenada por fraude em um leilão do eBay. O microempresário deverá pagar uma multa de 3.000 libras e prestar 250 horas de serviço comunitário.

Barrett usava um perfil adicional no eBay para dar lances nos leilões propostos em sua conta oficial. Isso fazia com que os preços dos produtos aumentassem artificialmente, o que foi considerado crime pelo órgão regulador do comércio do condado de North Yorkshire, norte da Inglaterra.

O condenado explorou uma brecha de segurança no site de leilões. Barrett utilizou o mesmo endereço de IP e informações de contato em ambas as contas, o que facilitou a investigação e a efetivação da sentença.

O caso explorou duas novas leis do Reino Unido, que foram criadas em 2008 para tentar impedir a onda de casos envolvendo fraudes na internet: a lei de proteção de fraudes aos mercados nos negócios e a lei de proteção ao consumidor de comércio desleal.

Com a condenação, Barrett escapou de ter que cumprir pena na prisão.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFraudesInternetPaíses ricosReino Unidoseguranca-digitalSites

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma