Tecnologia

Primeiro avião elétrico tripulado da América Latina faz voo inaugural

O modelo pode levar duas pessoas e chega a uma velocidade máxima de 340 km/h

Sora-e (Divulgação / Itaipu Binacional)

Sora-e (Divulgação / Itaipu Binacional)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2015 às 07h49.

O voo inaugural da Sora-e, primeira aeronave elétrica tripulada da América Latina, aconteceu com sucesso na tarde desta terça-feira (23). O voo durou cinco minutos, o suficiente para entrar para a história do Brasil e do Paraguai. Segundo a Itaipu, o avião coloca os dois países na vanguarda do desenvolvimento tecnológico de aeronaves tripuladas com propulsão elétrica.

O modelo pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h.

O avião foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Foi desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A decolagem foi às 14h28, na pista do aeroporto da Itaipu Binacional, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. A aeronave sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu e pousou sem imprevistos.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilParaguaiINFO

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite