Tecnologia

Presidente da IBM critica HP e defende imagem "antiquada"

Executivo questionou a recente onda de aquisições da HP, que inclui a tomada de controle da 3PAR, uma companhia de armazenagem de dados

IBM prefere manter sua política de prover valor aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações (.)

IBM prefere manter sua política de prover valor aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações (.)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2010 às 17h08.

Nova York - É sabido que a IBM aprecia sua imagem como a companhia mais tediosa do setor de tecnologia. Mas seu presidente-executivo, Samuel Palmisano, foi um passo além na terça-feira quando aproveitou uma de suas raras aparições públicas para criticar severamente alguns rivais conhecidos no Vale do Silício.

Palmisano foi especialmente enfático em seus ataques à Hewlett-Packard, questionando de sua estratégia de aquisições aos seus níveis de investimento em tecnologia e comportamento durante a recente saída do antigo presidente-executivo Mark Hurd.

Ele afirmou que o pacote de indenização de Hurd --estimado em 34,6 milhões de dólares-- havia sido um erro, especialmente porque Hurd não demorou a aceitar emprego na rival Oracle, depois de se demitir em função de um escândalo que envolvia alegações de assédio sexual.

"Eles gastaram dinheiro demais para mantê-lo por uma hora," afirmou o executivo da IBM em resposta a uma pergunta no Wall Street Journal Viewpoints Executive Breakfast. "Na minha opinião, a situação não foi conduzida de forma a atender os melhores interesses dos acionistas."

Palmisano também questionou a recente onda de aquisições da HP, que inclui a tomada de controle da 3PAR, uma companhia de armazenagem de dados, por 2,4 bilhões de dólares, e a da companhia de segurança na computação ArcSight, por 1,5 bilhão de dólares. Ele afirmou que a IBM faz suas aquisições a "preços sensatos."

"Jamais faríamos uma aquisição como a da 3Par ou a de ontem (ArcSight)," disse Palmisano, apontando que as ações da 3Par estavam sendo negociadas a 18 dólares antes que a HP fechasse acordo para pagar 33 dólares por ação em sua batalha com a Dell pelo controle da companhia.

Em lugar de realizar aquisições vistosas, disse Palmisano, a IBM prefere manter sua política de prover valor aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações.

"Compreendo que isso seja tedioso e antiquado," disse o executivo, que em seguida comentou, em tom brincalhão, que sabia que jamais seria convidado para a presidência da HP.

Leia mais sobre IBM

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPIBMServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência