Tecnologia

Presidente da Microsoft pede ao governo dos EUA que faça a regulamentação das IAs

Requerimento ocorreu durante um discurso em Washington DC, que envolveu membros do congresso do país e representantes de organizações não-governamentais

Brad Smith: presidente da Microsoft (Chona Kasinger/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)

Brad Smith: presidente da Microsoft (Chona Kasinger/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de maio de 2023 às 10h33.

Última atualização em 29 de maio de 2023 às 12h41.

A Microsoft fez um pedido para o Governo Federal dos Estados Unidos para que seja criada uma agência reguladora de inteligência artificial. A solicitação foi feita por Brad Smith, presidente da gigante de tecnologia.

No discurso, relatado pela Bloomberg, Smith enfatizou o papel essencial da regulamentação para os robôs generativos, defendendo que "o estado de direito e o compromisso com a democracia mantiveram a tecnologia em seu devido lugar e devem fazê-lo novamente com a IA".

Além disso, o presidente da Microsoft aconselhou que o presidente Joe Biden estabeleça e autorize uma ordem executiva obrigando qualquer agência federal que empregue IA a seguir o Risk Management Framework (RMF) do National Institute of Standards and Technology (NIST).

Este framework é um conjunto de diretrizes que orientam as organizações em aspectos de privacidade, risco e segurança da informação.

Smith acrescentou ainda que a Microsoft está disposta a seguir as diretrizes do NIST, comprometendo-se a publicar um relatório de IA anualmente para promover transparência.

Brasil se movimenta

Um projeto de lei, de número 2.338/23, foi apresentado ao Senado Brasileiro no início de maio, propondo a regulamentação da inteligência artificial no país.

Este projeto está fundamentado em duas metas principais: assegurar direitos aos cidadãos impactados pela tecnologia e estabelecer mecanismos para sua fiscalização e supervisão. 

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, aparentou o documento, que surgiu para definir fundamentos e princípios gerais para o desenvolvimento e utilização dos sistemas de IA.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialMicrosoftChatGPTSam Altman

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027