Tecnologia

Prefeitura irá instalar 12 FabLabs públicos em São Paulo

Os FabLabs são centros para fabricação de protótipos e realização de experimentos, equipados com instrumentos como impressoras 3D e cortadores a laser

FABLAB (Reprodução)

FABLAB (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 16h22.

O secretário municipal de serviços de São Paulo Simão Pedro anunciou durante a abertura da Campus Party 2015 que a prefeitura irá instalar 12 laboratórios de fabricação digital, conhecidos como FabLabs, na cidade de São Paulo até o final de 2015.

Os FabLabs são centros de produção que disponibilizam aparelhos de última geração, como impressoras 3D e cortadores a laser, para fabricação de máquinas e realização de experimentos. A ideia é incentivar criação de protótipos sem depender da escala industrial.

Até agora, existem em São Paulo apenas FabLabs ligados a clubes e associações ou instituições de ensino. A ideia da prefeitura é instalar os laboratórios em regiões fora do centro expandido ou em partes da cidade que estejam em processo de revitalização.

A Vila Itororó, antigo cortiço na região do Bexiga que será transformado em centro cultural, e o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, irão receber duas das doze FabLabs que serão instaladas.

“As pessoas não precisam mais dos Telecentros [centros públicos de inclusão digital], já que podem acessar a internet por aparelhos móveis. Queremos um espaço no qual a comunidade possa utilizar impressoras 3D, por exemplo”, afirmou o secretario municipal. A inspiração dos FabLabs paulistanos são os centros implantados em Bogotá, capital da Colômbia, e Barcelona, na Espanha.

O edital para licitação dos equipamentos e capacitação dos instrutores e professores deve ser publicado até a próxima semana. A expectativa da prefeitura é de que os FabLabs comecem a funcionar até o final do ano.

Acompanhe tudo sobre:Campus Partycidades-brasileirasINFOMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações