Tecnologia

Prefeitura de SP inaugura primeira rede de Wi-Fi pública da cidade

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo lançou nesta semana a primeira rede de Wi-Fi grátis da cidade. Limitada, por ora, à Praça Dom José Gaspar, na região central,...

wifi (Reprodução/Facebook)

wifi (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo lançou nesta semana a primeira rede de Wi-Fi grátis da cidade. Limitada, por ora, à Praça Dom José Gaspar, na região central, ela faz parte do Projeto Praças Digitais. A iniciativa ainda deve levar sinal de Wi-Fi gratuito para outras 119 praças e 96 distritos da capital paulista até outubro deste ano.

A informação é da Folha de S. Paulo. O sistema ficará em fase de testes durante os próximos 30 dias, de acordo com a Secretaria de Serviços da cidade. Durante esse período, deverão ser corrigidas falhas que a rede apresentar. A capacidade da rede também será analisada, e pode ser ampliada caso a demanda seja muito alta.

Depois da fase de testes, uma empresa, que ainda será definida por licitação, assumirá a responsabilidade pelo sistema. Ela deverá apenas fazer a manutenção do serviço, e não terá autorização da Prefeitura para filtrar o tráfego – assim como acontece agora. Dessa forma, é (e será) possível navegar livremente por qualquer site, sem censura prévia.

Na Praça Dom José Gaspar, o sistema oferece conexão de 512 Kbps para download e upload para cada usuário, e consegue atender cerca de 200 pessoas ao mesmo tempo. Qualquer um com um dispositivo móvel que tenha acesso a Wi-Fi pode acessar a rede, sem necessidade de senhas. Dúvidas e sugestões em relação ao projeto podem ser enviadas para os responsáveis, no Twitter ou no Facebook.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasINFOMetrópoles globaissao-pauloWi-Fi

Mais de Tecnologia

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes