Tecnologia

Poupatempo permite agendar pedido de RG pela web

Usuários podem escapar de filas das unidades e fazer o agendamento pela internet. Site pede informações básicas como nome, telefone, e nomes do pai e da mãe

Mesmo com permissão, a possibilidade de fazer agendamento pela internet ainda não foi divulgada oficialmente (Prefeitura de Votuporanga/Flickr)

Mesmo com permissão, a possibilidade de fazer agendamento pela internet ainda não foi divulgada oficialmente (Prefeitura de Votuporanga/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 08h58.

São Paulo - O Poupatempo já está permitindo agendamento de pedido de RGs pela internet. O objetivo é facilitar a vida dos usuários, que podem escapar de filas nas unidades. É também uma alternativa ao 0800, que muitas vezes oferece "intermináveis" gravações antes de o atendente pegar a ligação.

A possibilidade de fazer agendamento pela internet ainda não foi divulgada oficialmente - o Poupatempo considera o programa um "piloto", o que significa que está sujeito a manutenções e a ficar fora do ar. Mas quem visita postos do Poupatempo, como na Sé, em São Paulo, já recebe a orientação de usar o site http://www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br como opção. A divulgação oficial deverá ocorrer no mês que vem.

O site solicita informações básicas do cidadão, como nome, telefone, nomes do pai e da mãe, e ainda traz uma lista com os documentos que devem ser levados no dia agendado para a solicitação do serviço de carteira de identidade. O processo pode ser iniciado pela internet por quem solicita qualquer tipo de RG - primeira ou segunda via - e por qualquer motivo - furto e perda por exemplo.

Entre os agendados, o Poupatempo afirmou que a espera máxima foi de 30 minutos entre as 14h e as 16h de ontem. Segundo o órgão, atrasos dos usuários às vezes retardam o processo de atendimento. Os testes com o novo site têm sido bem sucedidos, informa o órgão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:DocumentaçãoInternetSites

Mais de Tecnologia

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa

Bluesky aproveita crise no TikTok e anuncia feed exclusivo para vídeos na vertical

Trazer o TikTok de volta pode custar US$ 850 bilhões para Google, Apple e Oracle